Friday, May 18, 2018

The Leisure Seeker

QUando sairam os nomeados para os Globos de Ouro 2017 existiu uma nomeaçao completamente surpreendente, a de Hellen Mirren neste filme, que ate aquele momento era completamente desconhecido. Tudo ficou ainda mais surpreendido quando as avaliaçoes criticas do filme estavam longe de grandes sucessos.Talvez potenciado por este mesmo facto o filme acabou por ter um valor comercial interessante tendo em conta os seus pressupostos iniciais.
SObre o filme confesso que a historia em si e interessante, uma historia de amor na terceira idade, com os problemas de saude inerente a fase final da vida, e a forma como o filme consegue utilizar as adversidades para nos dar um filme simples, leve com algum humor, e mais que isso um filme que aproveita as fragilidades das duas personagens para potenciar a sua união, e nisso o filme é bastante competente.
Claro c que o filme aproveita em demasia a questao da memoria de uma das personagens para se tornar muito distinto da realidade e para se tornar em muitos momentos uma comedia algo simplista de sequencias curtas, perdendo a essencia emocional que recupera nos dialogos finais, e na forma como demonstra bem que as personagens so funcionam juntas.
Ou seja um filme mais emotivo do que racional, um filme que aborda o teor da road trip amorosa, que funciona nos seus objetisos simples, que nao sendo um filme de topo, acaba por ser um filme interessante, bem representado quer individualmente quer em grupo, e que de alguma forma da o sublinhado interessante ao amor de um casal ao longo do tempo.
A historia fala de um casal que embarca numa road trip final, no momento em que um dos elementos começa a sofrer bastante com Alzheimer e outro com um cancro terminal, numa viagem que acaba por colocar em causa muito do relacionamento passado.,
Em termos de argumento e muito interessante o teor que o filme consegue dotar os seus dialogos, no balanço entre o peso sentimental da situaçao das personagens e o humor simples e suave utilizado. Da ao filme um toada positiva que funciona bem.
No que diz respeito ao realizador italiano Paulo Virzi, parece-me simples, emotiva, mais proxima dos filmes romanticos europeus, que aproveita a simplicidade do momento para fazer um filme simples mas romantico. Parece-me um realizador simplista mais funcional.
Em termos de cast Mirren esta ao seu melhor nivel, e leva o filme com a sua personagem na montanha russa emocional que o filme quer. AO seu lado um Sutherland em boa forma nesta fase final de carreira, que funcionam bem individualmente ou em conjunto.

O melhor - O tom que o filme encontra

O pior - POr vezes exagera na utilizaçao dos lapsos de memoria de um dos personagens

Avaliação - C+

No comments: