Sunday, March 25, 2018

Paddington 2

Tres anos apos um dos ursos mais conhecidos da animaçao mundial ter tido o seu filme, surgiu a sua sequela, e ao contrario do habitual rapidamente se percebeu que este segundo filme em termos criticos iria ser bem melhor recebido do que o original, com avaliaçoes excecionais que lhe valeu entre outras coisas diversas nomeaçoes para os Baftas, premios da academia britanica. Claro que existe sempre resistencia dos EUA em receber produtos totalmente britanicos dai que comercialmente os registos voltem a ser bem melhores fora de portas do que propriamente na terra do tio Sam.
Eu confesso que não fui um entusiasta do primeiro filme, pois achava que do ponto de vista narrativo era demasiado comum e por outro lado do ponto de vista tecnico nao observei grandes elementos que merecessem sublinhado para alem de um estilo particular de contar a historia. POis bem este segundo filme arrebatou-me principalmente por uma beleza estetica que parece saido de um conto de sonhos com uma produçao de primeira linha o qual acabou por potenciar e muito uma historia declaradamente para os mais pequenos.
E um filme recheado de detalhes cada imagem, cada segmento parece pensado e desenhado ao minimo promenor, com uma precisao estetica pouco vista, e que leva o filme para uma primeira linha de qualidade, ficamos arrebatados pela forma como tudo é pensado nesta componente e mais que isso pela facilidade com que o filme cria historias dentro de si propria, sempre com uma abordagem diferenciada e artistica.
Talvez por isso e facil perceber que Paddington 2 e um dos melhores filmes infanto juvenis dos ultimos anos e talvez o melhor com a componente live action, nao precisando de uma historia brilhante ou de sair do seu terreno de humor simples e procedimentos simples para em todos os outros componentes ir para um nivel de prefecionismo que o conduziu aos premios maiores no Reino Unido.
O filme continua a seguir a pisadas do urso mais conhecido de inglaterra, agora acusado de roubar um precioso livro de uma loja de antiguidades. Enquanto esta na prisao a sua familia vai tentar perceber quem foi o real autor deste roubo.
Em termos de argumento o filme e simples, numa historia de crianças, de procedimentos imples de sentimentos simples, com alguma intriga de forma a permitir que o flme permaneça a bom ritmo para uma duração elevada tendo em conta o publico prioritario, nao e um poço de originalidade neste particular mas acaba por funcionar.
Na realização temos uma repetiçao do leme para Paul King um realizador britanico que teve nesta saga os seus trabalhos mais mediaticos e no qual se nota uma evolução tremenda do primeiro filme para este, temos obvimanete aqui um filme esteticamente brilhante e isso apenas esta ao alcance de alguns.
No cast a repetiçao tipica dos papeis do primeiro filme com alteração do vilão, agora um Hugh Grant multifacetado com uma interpretação interessante mas longe do esterismo causado e que lhe valeu inclusivamente a nomeaçao para melhor ator secundario nos bafta.

O melhor - O primor estetico do filme, brilhante.

O pior - Ser um filme declaradamente para crianças

Avaliação - B+

No comments: