Friday, March 16, 2018

Star Wars VIII - The Last Jedi

O renascimento da saga de Star Wars começou bem com uma boa recepção critica e comercial, pelo que de imediato existiu espetativa relativamente a este novo capitulo sob a mesma direção mas com um novo timoneiro. Rapidamente e nas primeiras avaliações se percebeu que o filme estava bem mais perto da critica do que dos fas da saga que de imediato se mostraram pouco entusiasmados com o estilo mais familiar. Comedialmente os resultados foram consistentes ou não fossem da ligação Star Wars Disney.
Sobre o filme eu considerei que este reinicio tinha qualidade na forma como juntou o lado mais tradicionalista de efeitos especiais pouco trabalhados, com o lado sempre dual das personagens dos primeiros filmes. Este segundo filme tinha a dificuldade de ser uma ponte e normalmente isso nem sempre e facil, embora em Star Wars isso normalmente funcione. Pois bem neste caso o filme sofre e muito dessa dificuldade , desde logo porque as sequecias de ação nunca conseguem ter intensidade e parece que a tentativa de extender o filme em termos de duração nao foi acompanhado por grandes ideias.
Por tudo isto parece-me que temos um filme com algum valor no lado da dualidade das duas personagens principais algo que vem acompanhado todos os filmes da saga e que causa alguma imprevisibilidade, mas tirando essa ligação entre Ray e Ben o filme nao e propriamente rico em novos acontecimentos e parece-nos demasiado preso as personagens do passado que pouco ou nata tem a dar a nova saga.
Mas o problema ainda e maior quando se ve muito do selo disney no saga e isso nao e natural principalmente para quem gostou da primeira triologia onde existia ali panico e momentos de stress emocional elevado, aqui parece principalmente nas historias paralelas um filme demasiado claro e isso pode implicar o sucesso principalmente junto dos velhos fas.
O filme segue os passos de Ray, Finn e Ben nos seus lados da batalha, Ray na sua ligação e treino com Luke, Finn tentando salvar a resistencia junto de Leia e Poe, e por fim Ben tentando puxar Ray para o Dark Side.
Em termos de argumento nos tres segmentos parece que apenas nos conflitos interiores e na procura das personagens o filme funciona, já que na guerra de base em si e nos acontecimentos e claramente dos filmes mais pobres da saga porque na realidade muito pouco de interesse acontece.
Abrams saiu de cena para dar o lugar a Rian Johnsson e aqui parece um dos problemas do filme, Abrams dava na sua forma de realizar intensidade aqui parece-me claramente mais tarefeiro do que criador e numa saga como esta isso não deveria ser possivel.
Em termos de cast os actores replicar as suas personagens, percebe-se que Hammil e Fisher nao estavam em forma e dos novos parece-me que Ridley foi a que mais cresceu de filme para filme.

O melhor - A batalha dos lados de Ray

O pior - A falta de interesse de tudo o resto

Avaliação - C

No comments: