Saturday, March 31, 2018

All Money in the World

Desde o momento em que esta produçao foi anunciada as expetativas estavam lançadas não so pela presença de Ridley Scott mas acima de tudo por uma historia de rapto e fianças conhecida por todo o mundo e mais que isso um elenco de luxo pleno. Contudo o filme viria a ser conhecido pela opçao de mudar Kevin Spacey em cima da data de lançamento e filmar o filme todo nas partes em que o mesmo entrava. Mesmo com este precalço os resultados criticos ate foram positivos embora nunca tivesse nunca conseguido entrar na luta pelos premios algo que chegou a ser a sua propria ambiçao. Em termos comerciais o mediatismo nao favoreceu com resultados acima de tudo bastante modestos.
Sobre o filme, podemos dizer que é um filme feito de bons momentos e que oscila com outros em que o filme tem algumas dificuldades em ser intenso, principalmente nas dinamicas de rapto ao longo da sua maioria do tempo. Precebemos que o filme consegue ter intensidade nas questoes das disputas familiares e na ganacia de Getty mas quando foge dentro deste lado do filme este torna-se bem mais modesto, nem sempre conseguindo dar a força e a intensidade climatica que o filme talvez necessitasse.
Mas mesmo assim estamos obviamente perante um filme interessante, de uma historia interessante sobre pessoas. Fica a ideia que o precalço do filme acaba por se tornar em alguns momentos fatal pois fica a plena noçao que um Spacey ao seu mais alto nivel teria levado a intensidade do filme para outros patamares, que Plummer mesmo com um trabalho louvavel pelo contra relogio parece nao ter levado. Tambem no que diz respeito a gestao do tempo de filme entre o presente e o passado uma montagem mais linear poderia favorecer o impacto emocional do filme.
E este tipo de registo tem acontecido muito a Scott nos ultimos tempos, filmes competentes mas longe da mediania, sempre relacionado com produçoes algo confusas mesmo que nada tenham a ver consigo. Aqui fica mesmo a ideia que a base do filme poderia ser bem diferente nao fosse o escandalo Spacey acontecer, ja que desde ai o filme foi mais mediatico por motivos extra cinema.
A historia fala do rapto de um neto de um milionario que se recusa a pagar a fiança colocando o seu responsavel de segurança a tentar perceber a origem do crime, contudo rapidamente se percebe que o risco do neto esta mesmo em causa.
Em termos de argumento o filme tem sem duvidas alguns momentos de dialogos de primeira linha em todos os aspetos, alias nestes momentos o nivel narrativo do filme e de primeira linha, contudo nem sempre o filme consegue este equilbrio e isso faz-lhe oscilar entre otimos momentos e outros de menor qualidade.
E obvio que Scott nesta fase da sua vida pouco ou nada tem a apreender, o filme tem momentos de boa realizaçao com inspiraçao historica do cinema e tem a dificuldade de ter tido que filmear muitas cenas em tempo record e isso nao prejudica o filme. Se mais nao fosse este ponto tem de ser meritorio num realizador que apesar da idade continua a um ritmo de filmes bem elevado.
No cast Williams e uma das actrizes mais vesateis e dramaticamente eficientes do mercado e no filme tem essa capacidade. PLummer é eficaz num Getty diferente, mas ficamos com a saliva na boca com o que Spacey poderia ter feito. Por fim Whalberg e o lado comercial na personagem mais de entertenimento.

O melhor - Alguns dialogos de primeira linha.

O pior - TOdos nos vamos perguntar o que seria Getty de Spacey

Avaliação - B-

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