Sunday, June 25, 2017

Wonder Woman

Depois dos primeiros avanços da DC naquilo que foi a resposta à Marvel na batalha dos super herois ficamos desde logo com a sensação que a diferença entre ambos era colossal com clara vantagem para a Marvel, fruto não só da experiencia mas de um auxilio mais que frutifero com a Disney. Apenas no terceiro filme, ou seja com este Wonder Woman a DC conseguiu o sucesso critico com avaliações essencialmente positivas. Muito por fruto desta recepção tambem comercialmente Wonder Woman tornou-se rapidamente num dos sucessos deste ano e em termos de mediatismo pode funcionar como a alavanca que a DC necessitava para o seu mundo.
Eu como a maioria das pessoas sempre achei que os filmes da Marvel estavam num plano muito mais elevado do que os da DC, que pareceram-me sempre com dificuldades no carisma dos personagens na força dos vilões e principalmente na densidade do argumento, já que como a maioria não considerio The Dark Knight parte desta saga. Este Wonder Woman, pese embora em termos criticos tenha recuperado terreno na minha opiniao continua na mesma longe do que a Marvel ainda consegue fazer com o seu mundo. Na essencia temos neste filme muitos dos erros que a DC já teve nos seus filmes anteriores, falta de vilões a altura, filmes muito dependentes do nivel estetico e menos do argumento e uma pessima escolha de actores.
Estes sao os primeiros e os mais claros defeitos deste filme, que ate começa do ponto de vista estetico de uma forma muito interessante na forma como o mundo de Diana e caracterizado, mas com a chegada a guerra o filme acaba por em termos produtivos so apostar na sequencias de acção e torna-se repetitivo. Mas o grande problema do filme volta a ser narrativamente, demasiado previsivel, pouco espontaneo, onde apenas alguma sensualidade dos discursos entre os protagonista da algum toque de diferenciaçao ao filme, que de resto não consegue em termos de argumento ir buscar quer humor quer carisma.
Mas o problema que me parece ser cada vez mais vincado na DC da nova vaga e a dificuldade em fazer funcionar os viloes, aqui temos diversos e nenhum consegue preencher o filme, consegue combater em força de ecra com o protagonista, e muitas vezes esse e o principios para a historia falar.
Neste filme vamos a origem da Wonder Woman, do seu treino, da sua realidade ate a sua vinda para o nosso mundo, e a sua função nele, enquanto descobre os seus poderes e tem de lidar com uma força que pensa bem maior que ela.
Em termos de argumento penso que novamente o filme não tem linhagens originais que lhe de uma roupagem que o diferencie, isso denota-se num argumento que em termos de intriga e repetitivo e na falta de personagens carismaticas, não se espera isso do heroi mas num filme com quase duas horas e meia existe muito que pode ser potenciado.
Na realizaçao a escolha de Jenkins acabou por numa primeira fase do filme ser feliz, os primeiros vinte minutos sao de produçao e realizaçao de primeiro nivel, algo que vai desaparecendo num filme que por vezes é apenas eficaz no dominio dos seus efeitos.
No cast já disse muitas vezes que a aqui e onde a DC e goleado pela Marvel, e obvio que a figura de Gadot e funcional do ponto de vista comercial, mas e obviamente uma actriz com pouco tamanho e recursos e aqui denota-se na repetiçao constante de expressoes. Ao seu lado Pine esta longe tambem de ser um actor de primeira linha, e nos viloes, também me parece não funcionar mas aqui pela pouca dimensao dos mesmos no argumento do filme.

O melhor – Os primeiros vinte minutos de imagens brilhantes

O pior – A DC e os seus cast


Avaliação - C

No comments: