Monday, June 12, 2017

The Belko Experiment

Existem pequenos filmes, que muitas vezes por terem nos elemtos da sua produção alguem que entretanto conseguiu dar o salto para filmes de maior dimensão acabam por dar outra visibilidade a titulos que de outra forma seriam a todos os niveis mais escuros. Isso foi o que aconteceu com James Gunn, o argumentista e realizador de Guardiões da Galaxia e este filme escrito por si num genero completamente diferente. Em termos criticos o filme esteve longo do sucesso da obra mais conhecida de Gunn com avaliações mediana com ligeira tendência negativa. Por seu lado em termos comercias, conseguindo uma ligeira expansão wide, os resultados foram limitados muito por culpa da falta de figuras de referencia no cast do filme.
Sobre o filme, dentro da estratégia do terror, eu penso que os filmes sobre os limites da condução humana são muitas vezes aqueles que melhor funcionam, já que deixam de ter elementos paranormais, são naturalmente mais objetivos e mais que isso acabam por ainda causar mais horror no publico ja que o inimigo pode ser qualquer um de nos. E nisto o filme consegue esses elementos pela imprevisibilidade dos seus protagonistas, e pelo sentimento de claustrofobia ao prender os seus interpretes num espaço, que embora grande permanece sempre fechado.
E obvio que se trata de um filme que acaba por não ser original, muitos outros ja tiveram esta dimensão de terror psicologico com melhor efeito, como Saw, e mesmo Cubo, aqui temso algo mais cru, menos artistico e orignal no seu conceito, e menos trabalhado do ponto de vista de dimensão e profundidade narrativa, o que torna o filme até determinada altura previsivel, conseguindo apenas no fim, com o eliminar sucessido dos personagens se tornar mais estranho e ganhar ai um estilo mais proprio e imprevisivel.
O lado mais negativo do filme é ter muitos promenores em termos de produção, mais relacionados com filmes serie B, e aqui temos os interpretes, a forma como nem sempre existe risco e primor estetico nas imagens, a forma como o filme não consegue diferenciar num estilo proprio, optando sempre por adoptar uma produção de serie B, que acaba por lhe tirar dimensao.
O filme fala de uma serie de funcionarios de uma empresa na Colombia, que acabam por ficar fechados nas instalações da mesma, começando a ser obrigados a lutarem uns contra os outros para defender a sua sobrevivencia, sob a ordem de alguem que desconhecem.
Em termos de argumento pese embora nao existam muitos filmes com esta base, os que ja o fizeram tiveram sucesso, dai que a ideia não é nova, e não é potencializada de forma a este filme ganhar um estilo proprio, ou uma dimensão maior. O filme acaba por se tornar de uma forma simplista mais do mesmo, e com pouco conteudo, mesmo conseguindo alguns elementos que funcionam em termos de terror.
No que diz respeito à realização parece-nos claramente ser o parente mais pobre do filme, falta de risco, compoente estetica, pese embora seja uma realizador habituado ao genero do horror, aqui parece conseguir criar impacto em termos espaciais do filme, e na dureza da agressão mas falta outros elementos artisticos.
E mesmo no cast que o filme nao funciona, a falta de uma figura de primeira linha, que tome conta do filme, que acabe por ser a base de trabalho do mesmo, faz com que em termos de personagens o filme acabe por ser demasiado limitado.

O melhor - O filme consegue ter algum impacto em termos de horror por levar ao limite a condução humana.

O pior - O cast e totalmente obsoleto

Avaliação - C

No comments: