Friday, November 02, 2012

Premium Rush

Se o valor de David Koepp como argumentista e mais do que conhecido por uma panoplia de blockbusters bem conseguidos reunindo exitos comerciais e de critica tendo em sala de panico talvez o seu trabalho mais valorizado, contudo em termos de realizaçao ate ao momento nunca conseguiu conciliar e atingir o exito em ambos os patamares que o ja fez como argumentista. Para este ano e seguindo a conteunidade do sucesso de Gordon Levitt trouxe.nos este curioso filme sobre estafetas e se por um lado conseguiu uma boa avaliação critica talvez a melhor enquanto realizador o filme reprovou em larga escala em termos comerciais defraudando os seus distribuidores e produtores num filme que parecia com todos os ingredientes para dar certo tambem comercialmente.
Premium Rush e um filme interessante principalmente nos seus detalhes na forma com que e concretizado nos pormenores mais do que no seu corpo de base e na sua historia. Ou seja numa historia simples nem sempre bem contada a forma como os pormenores vão seduzindo o espectador faz com que a avaliação va-se tornando cada vez mais positiva acabando em bom nivel, para isso o estilo do filme, nova iorque e algum humor ocasional funcionam na perfeição.
Tambem a montagem com retrtocessos de forma a completar as lacunas que o filme vão apresentando sempre no momento certofaz o ritmo abrandar o que a determinada parte do filme se torna necessario ja que o excesso de movimento já se tonrava insuportavem sendo este ponto importante na temporização do filme e na forma como isso torna o filme mais inteligente.
Pelo lado negativo a historia em si, simples nem sempre prodiga nas decisoes dos conflitos narrativos quase sempre algo cansativa pelo excesso de personagens e esteriotipos usados, pela falta de conhecimento do contexto somos quase colocados de para quedas no filme, o que faz com que durante muito tempo as personagens sejam desconhecidas ja que entram ja em plena acção.
A historia fala-nos de um estafeta que é incumbido de uma entrega que se torna uma aventura presseguido pela policia e por um detective interessado na encomenda a adrenalina no mais estado puro pode não chegar numa luta com diversos lados da lei e do crime.
O argumento e o parente pobre do filme, o que e de estranhar quando o filme e da autoria de um dos melhores argumentistas de hollywood, parece-nos com mais forma do que conteudo por vezes precisava de respirar e pensar melhor o filme, tornando-o mais denso, com personagens mais trabalhadas.
Mas se perde no argumento Koepp surpreende pela positiva na realização o aspecto mais fascinante do filme, de eleição com tecnologias com risco com componente artisticas e talvez uma das melhores realizações de um filme de acção dos ultimos tempos num contexto muito complicado o filme tem como grande valor as suas imagens.
No caste temos Gordon Levit na sua fita natural rebelde mas simpatico e um actor com carisma para encabeçar projectos mas ainda não provou versatilidade e aqui tambem nao o faz num filme mais exigente fisicamente do que emocionalmente, para alem de que perde o filme para o vilão de serviço o bipolar Shannon que funciona como pouco em personagens perturbadas, ou seja um actor de primeira linha, principalmente em personagens de complexidade elevada, brilha num papel simples, o que e de sublinhar.

O melhor - A realização e Nova iorque.

O pior - A historia sem detalhes.

Avaliação - B-

1 comment:

Unknown said...

Excelente história das complicações de um ciclista na cidade grande . Se eles não têm, eles podem fazer isso na HBO online, sem problemas e em seu idioma. É um dos melhores filmes de David Keopp , também escreveu Missão Impossível .