Thursday, November 01, 2012

Paranormal Activity 4

Depois da saga interminavel de Saw que preencheu comercialmente a epoca do halloween durante varios anos eis que surge a saga que lhe toma o lugar com o mesmo percurso um filme inicial surpreendente com um terror e uma formula original e depois as sequelas com periodicidade anual. Contudo e se e certo que a Actividade Paranormal manteve ate ao momento um nivel mais elevado nas suas sequelas o certo é que de filme para filme e pese embora os filmes sejam ideologicamente mais trabalhados  tem vindo a perder principalmente neste ultios filme valor critico. Comercialmente e depois da surpreendente explosao do terceiro filme este quarto abrandou nao pora em risco o quinto mas a este ritmo parece caminhar para deixar de ser rentavel.
Depois de avanços e recuos este filme e um pouquinho de ambos se por um lado volta ao seguimento do segundo filme, talvez o menos feliz da saga de forma a dar continuidade aos protagonistas centrais por outro lado a camara e desta vez em movimento ao som de todas tecnologias como iphone ipad e portatil se por um lado esse ponto da mobilidade ao filme, por outro lado o segredo do conceito era exactamente não ter essa mobilidade ja que torna o filme bem mais facil de executar e por outro lado sem o exercicio de estilo que tanto valorizava a saga,
Outro ponto que o torna tambem o filme menos feliz da saga e o facto de ser previsivel a entrada inicial do filme conduz logo a tudo que posteriormente vai acontecer sendo a sua fase final apenas um jogo de camaras pobre em termos narrativo como alias o filme todo mesmo comprativamente com os filmes anteriores da saga, ou seja apenas um ou outro elemento novo para recolher mais uns milhoes para uma saga que se valorizou e agora recolhe dividendos.
Ou seja mesmo reconhecendo o valor sa saga na forma como deu uma nova roupagem ao terror com creatividade e originalidade penso que o que é demais começa a ser gasto e penso que se conclui que a formula esta gasta e que destas personagens já pouco vai ser possivel recolher, sendo o futuro da saga quase de certeza a diminuição de intensidade ate o seu fim.
 A historia fala-nos da integraçao de um pequeno miudo no seio de uma familia que o acolhe sendo que nesse momento começam a surgir alguns aspectos estranhos em casa principalmente em termos de ruidos e outras coisas capazes de provocar o mais susto ao espectador, tudo sobre o ponto de vista de um casal de adolescentes ligados as novas tecnologias.
O argumento e de longe o mais facil e o menos evoluido e trabalhado e menos original da saga tudo o que este filme tem em termos narrativos ja anteriormente fora utilizado mesmo o aspecto de ligação com os antecessores e mais pobre que o normal e isso torna o filme neste ponto tambem bastante mais fraco.
A realização principalmente em exercicio de estilo e bem mais pobre do que ja foi efectuado ou seja as camaras sao demasiado movimentadas e perde o valor estatico do filme, parece tudo mais simples e menos automatico.
Em termos de cast nunca foi um filme muito valioso nas avaliações das suas interpretaçoes pela falta de qualidade de imagem, mais uma vez assim o e com interpretaçoes residuais,

O melhor- Algum valor da saga ainda presente

o pior - Ser bem pior que todos os outros.

Avaliação - C-

No comments: