Friday, November 23, 2012

Diary of Wimpy Kid - Dogs Days

Quando há cerca de três anos e após o sucesso literario do livro com o mesmo titulo surgiu a primeira incursão no cinema, poucos imaginavam que o filme iria conseguir chegar ao terceiro filme, desde logo porque faltavam figuras de proa, depois porque o livro era um misto de adulto mas acima de tudo juvenil. Os resultados do primeiro filme foram brilhantes criticamente do segundo comerciais e deste terceiro filme podemos dizer que nem uma coisa nem outra, já que criticamente foi de longe o filme pior recebido da saga.
Sobre este filme podemos dizer que é de longe o pior filme quando comparado com os outros três mas acima de tudo com o primeiro, nem parece a mesma serie, perdeu o seu conteudo estetico apenas trabalhado em poucos momentos o seu estilo de humor ambiguo mas com personalidade sendo substituido por um humor familiar quase sempre pouco funcional, e mesmo as suas personagens foram cedendo a uma necessidade de aceitaçao de um filme que se tornou comercial ao mesmo tempo que foi se tornando menos aperciado.
Outro problema do filme em exclusivo deste em concreto e que o filme e algo dividido, nos focos de conflito nas historias e personagens paralelas o que faz com que o filme parece diversos episodios em si, onde a resolução das mesmas nunca tem a intensidade ou a força que pensamos que o filme poderia ter.
Por fim o problema que talvez condicione ainda mais em termos comerciais e o facto do seu protagonista ter crescido e a graça natural e a forma natural com que tudo acontecia não tem a mesma força muito tambem por algum ar mais rude de uma personagem que não nasceu para o ser.
Pelo lado positivo algumas piadas soltas, alguma coragem num humor menos familiar que mesmo estando presente em menor numero ainda se deixa ver em sequencias isoladas bem conseguidas.
Neste episodio seguimos Gregg na tentativa de ter ferias de sonho, contudo as suas ferias não são segundo os seus designios mas si o de todos os outros, com situaçoes para todos os gostos e feitios.
O argumento e pese embora seja uma adaptaçao literaria pensamos que a historia cai em demasia nas ideias ja feitas de relacionamento pai filho por um lado, o que torna o filme repetitivo e cansativo relativamente a outras comedias com muito menos indice de valor inicial, no restante muito pouco o filme funciona pouco em termos de humor e a linha narrativa é debil.
A realizaçao pese embora siga o estilo proprio da saga utiliza-o muito menos vezes e com menos arte e mais tarefeiro mas num filme que sempre funcionou não é neste prisma que o filme acaba condicionado.
Por fim em termos de cast os mesmos actores nas mesmas personagens todos funcionam o mesmo registo mesmo Zahn com mais tempo de antena, o problema e que Gordon cresceu e a sua imagem fisica ja não colabora tanto para o funcionamento da personagem e acima de tudo do filme.

O melhor - A sequencia de imitação de Bieber de Roddick.

O pior - Ser demasiado familiar nas sequencias criadas.

Avaliação - C

No comments: