Friday, November 02, 2012

Dredd

É conhecido que o Juiz Dredd e uma das figuras mais conceituadas do mundo da BD é sabido tambem que depois do desastre que foi a primeira tentativa de adaptação do heroi ao grande ecra e do floop rotundo da mesma que era necessario muita coragem para uma nova tentativa. Pois bem diversos anos depois e com uma produçao mais modesta sem grandes estrelas aqui surgiu com o formato 3d como elemento de sedução. Os resultados foram ambiguos se em termos criticos o filme conseguiu avaliação positiva o que e dificil para o genero e antecedentes em questao em termos comerciais a falta de grandes figuras acabou por conduzir o filme a um floop rotundo um dos maiores do ano.
A avaliação do filme pode ser feita a dois niveis relativa em face da primeira adaptaçao do filme e neste particular estamos perante uma excelente avaliação ja que este filme tem carisma atitude, orginal, sem perder a intensidade e o caracter serie b da personagem e daqueles filmes bem feitos ao contrario do outro que apenas queria das algumas sequencias de acção a Stallone. Em termos absolutos o resultado nao e assim tao excelente pese embora tenha virtudes importantes de salientar. Desde logo o ambiente catastrofico do futuro, neste particular o filme e impecavel no cenario dantesco e nas dificuldades que fornecem ao heroi e sua ajudante. Por outro lado e um filme com uma intensidade de acção poucas vezes visto a quantidade de tiros e riffles e inacreditavel.
Pelo lado negativo a falta de densidade narrativa do filme basicamente e toda uma sequencia de acçao tendo em vista um objectivo num filme rapido sem historias pararlelas pouco dialogo e pouco crescimento ou evoluçao das personagens num filme basico que quase se traduz numa unica sequencia de acção.
mesmo perante as limitações inerentes a historia pelo menos se adaptação nao for corajosa estamos perante um filme positivfo que elimina a ma primeiria tentativa que demonstra que mesmo com historias simples pode-se fazer um filme interessante de entertenimento sem grandes figuras mesmo que o filme acabe por sentir falta delas.
A historia e o mais simples possivel o Juiz Dredd juntamente com uma novata com poderes mutantes estao encorralados no territorio de uma rainha do crime e mesmo na mais adversa das situações não colocam de lado fazer a sua missão.
O argumento e o parente pobre do filme, ou seja demasiado directo simplista, pouco trabalhado em termos de personagem desenolvimento narrativa e dialogos mas isto acaba por dar um estilo proprio e directo ao filme, nao lhe permite evoluir mas por outro lado nao permite que se coloque mais vezes a prova.
O realizador Peter Travis tinha supreendido pela positiva em Vantage Point um bom filme, bem filmado e escrito e comprova aqui ser um realizador a seguir mesmo sendo um argumento limitado e uma historia com expectativa negativa a realização e o exercicio de estilo do filme e muito interessante com risco e compoenente estetica acima da media.
O caste  pobre Urban e um actor de segunda divisão para filmes de acçao e neste filme e o que sempre foi, Thirby tenta ganhar espaço mas o filme não lhe facilita na personagem mais debil, melhor Hadley numa intensa vila de uma actriz demasiado intermitente que precisava de conseguir mais papeis pois a qualidade esta la e de forma vincada.

O melhor - Fez esquecer o primeiro

O pior - O medo de arriscar limita o alcance do filme

Avaliação - C+

No comments: