Wednesday, August 15, 2012

Think Like a Man

Se existe titulo que surpreendeu o box office americano este anjo foi esta particular comedia afro americana sobre a forma como diferentes tipos de homens tentar entrar em convivencia com diferentes tipos de mulheres, desde logo porque ao contrario de muitos outros filmes, tenta entrar na cabeça dos homens, e por outro lado porque o tema da guerra dos sexos e sempre benvindo principalmente quando abordado em termos de comedia ou seja mesmo que nao seja um filme de primeira linha critica o certo e comercialmente se tornou numa das sensaçoes da primavera.
Think Like a Man e um filme inserido no contexto afro americano que nos ultimos anos tantos titulos nos tem trazido a baila com mais ou menos sucesso, este filme acaba por ser um filme mediano em quase todas as suas componentes se por um lado a tentativa de entrar no submundo dos homens nos parece uma opçao interessante e de valorizar, por outro lado ao torna-los demasiado iguais a algumas mulheres tira algum realismo ao filme, e depois o contexto afro americano e demasiado particular para qualquer tipo de generalizaçoes abusivas que nos da um filme suave, quase sempre demasiado objectivo nos seus intuitos faltando.-lhe alguma subtilidade em determinados momentos e vectores.
Por outro lado o filme ao assumir-se como uma comedia deveria ter entregue a si uma forma ou um humor mais declarado ao contrario de se esconder em um ou dois momentos com essa finalidade e depois um sem numero de outras opçoes que apenas conduzem a suavidade do momento e nada mais.
Ou seja um filme de primavera sem a leveza necessaria para marcar uma temporada e tambem sem a intensidade emocional para ficar na historia entrando na mediania que marca todo o filme, onde pouco ou nada fica registado, do que uma especie de telenovela sobre relaçoes e pouco mais.
O filme fala de um grupo de amigos, que acaba por se juntar para discutir relaçoes mesmo estando presente diversos tipos de personalidade, neste filme fala-nos dos desenlaces de cada um com cada mulher especifica, em micro historias.
O argumento fracionado e sempre o mais facil de criar primeiro porque ninguem quer muito conteudo de nenhuma das historias e por outro lado o acaso e a coincidencia e sempre um trunfo a lançar, neste caso estamos perante uma telenovela emocional basica sem grande intensidade mas quase sempre bem vincada nos seus pontos.
A realizaçao e basica e silenciosa sem se fazer notar pode ser uma das valorizaçoes interiores do filme, sem grande relance, ou seja daqueles filmes que vale por tudo mais do que por este aspecto.
O cast recheado de actores quase anonimos pese embora algo reconhecidos do cinema, acaba por ser no seu todo que ganha a quimica e o valor individual de cada um pese embora sem destaques individuais o colectivo funciona dentro dos seus limites.

O melhor - A suavidade.

O pior - Nao perceptivel de geral tanta receita

Avaliação - C

No comments: