Wednesday, August 08, 2012

Magic Mike

Já a algum tempo que Sodenbergh nao fazia um filme tão direcionado para o grande publico, talvez desde Ocean Eleven, contudo talvez mesmo com este filme ele não queria o regresso mas aconteceu, tornando-se num fenomeno interessante de idas ao cinema de grupos de mulheres, e quase um filme non grato para os homens. Os resultados foram muito interessantes não so em termos criticos onde o realizador conseguiu uma projecção que já há muito tempo não conseguia, mas acima de tudo em termos comerciais com resultados surpreendentes em todos os pontos.
Magic Mike é um filme simples dos mais simples de Sodenbergh, que pese embora entre num submundo pouco explorado, e um drama romantico com uma historia linear igual a muitos outros, contudo falta-lhe ritmo intensidade, parecendo mesmo que o objectivo e fornecer o sub mundo de uma forma muitas vezes gratuita e de uma forma simplificada aos olhos do seu protagonista, e da sua personagem central que parece demasiado narrativa e pouco real, tornando o filme mais colorido mas ao mesmo tempo mais ligado ao grande publico do que propriamente para um retrato social que o filme podesse tentar fazer.
Nao e um filme que nos agarre pensamos sempre que poderia ir mais longe, na sala de cinema no meio de gritos histericos de mulheres e de sorrisos embasbacados e dificil perceber mais no filme, que para alem de ser pouco emotivo, e entusiaste chega a ser aborrecido em momentos, parece algo vazio e pouco desenhado, pese embora toda a produçao e organizaçao seja interessante em diversos pontos.
Ou seja Magic Mike funciona muito melhor como fenomeno de massas do que propriamente como filme, e interessante a rotina e o ritual que o filme conseguiu num aspecto que muitas vezes nao foram conseguidas mas que nos parece interessante pena e que o filme seja vazio e quase mesmo so vala por esse ponto.
A historia fala de um empresario de moveis que para financiar o seu sonho acaba por ser um sucesso de strip levando consigo um jovem algo perdido, e que acaba por o conduzir para a beira da irma deste uma mulher distante que o vai atrair para outroa valores.
O argumento do filme falta-lhe intensidade narrativa, emotiva e mesmo no ritmo que as personagens adquirem e demasiado esteriotipada na sua construçao e mesmo no seu desenvolvimento, ou sejo parece nos algo escasso para um filme de um realizador tao conceituado.
A realizaçao de SOdenbergh e sua tem o seu cunho e profundidade e acaba por ser a forma mais forte do filme, e onde a obra de autor esta mais presente, depois parece sempre algoredutor tudo a volta.
Em termos de cast Tatumm mesmo na sua formula propria, nao vai muito alem daquilo que ja nos demonstrou, e Pteiffer tras as insuficiencias conhecidas o unico bom registo e mesmo Maconaguey num registo forte e intenso que pode cheirar a oscar.

O melhor - A realizaçao em alguns momentos.

O pior - O vazio narrativo do filme.

Avaliação - C

1 comment:

Miguel Garcia said...

Boa noite, venho por este meio perguntar se está interessado em criar uma parceria? Aguardo uma resposta.
Continuação de um bom trabalho.