Friday, August 03, 2012

Dark Knight Rises

Pois bem finalmente chegou aos ecras o filme mais esperado do ano, depois do magnifico reboot que Nolan fez a Batman, que traduziu numa mistura de sucesso critico e comercial a saga tornou-se no maior objecto de culto cinematografico dos ultimos anos, dai que a expectativa relativamente a este filme tenha atingido os limites do razoavel. COntudo e para sorte do cinema este terceiro capitulo e anunciado ultimo acabou por nao desiludir reunindo novamente um sucesso comercial impressionante mesmo que travado pelos tragicos acontecimentos em Aurora na sua antestreia ao qual juntou uma aceitaçao e boas avaliaçoes generalizadas.
Deste filme podemos dizer simplesmente que é a conclusao perfeita e madura para a triologia mais emblematica dos ultimos anos e como um marco para a frente. Dizer isto centra-se no aspecto de tornar uma historia de um dos super herois mais miticos da historia como uma historia actual que poderia passar nos nossos dias, e esse paralelo e actualidade dos temas e da roupagem que dá a saga com o talento unico e natural dos irmaos Nolan escrever filmes deram-nos tres obras singulares mas que como todo tornam-se facilmente no melhor filme de acçao dos ultimos tempos um epico sem precedentes que junta em si diversos valores unicos desde logo a forma como o filme nos da um heroi nem sempre certo nem sempre forte e acima de tudo apenas um homem rico. Depois a forma dos viloes um filme que soube tirar o melhor proveito dos adversarios do heroi que fortaleceu o filme mas acima de tudo conseguiu com que o filme acabasse por voltar aos seus fundamentos com a qualidade natural. E por fim a capacidade de surpreender mesmo ao terceiro filme e com os truques que Nolan faz o ultimo filme conseguiu surpreender pela positiva e acima de tudo na forma com que consegue preencher todas as necessidades dos fas do heroi e criar muitos outros.
Ou seja um dos grandes filmes de actualidade o complemento ideal ao que vimos nos anteriores, podera nao ter a intensidade na grande parte da narrativa do segundo filme, e não tem, o vilão é mais basico mas ao mesmo tempo mais enigmático. Falta-lhe Joker de longo a parte isolada mais sedutora do filme, mas tras consigo outros ingredientes principalmente em determinados pontos ser mais ligeiro, arriscar mais em frases de fundo e isso dão o complemento necessario ao filme, que tem como segredo a boa conclusao de um filme sempre dificil de concluir.
A historia passa-se sete anos depois do segundo filme, quando apos a saida do crime começa a existir uma ameaça disfarçada que obriga Wayne a regressar ao seu batman, contudo o objectivo dos viloes vai muito alem disto.
O argumento e a peça do puzzle perfeita para completar os dois filmes anteriores, a creatividade e capacidade de Joker nao existe neste filme, mas ao mesmo tempo surge menos dialogos e mais complemento do proprio filme que consegue consagrar melhor algumas personagens e acima de tudo conclui bem o que mais dificil foi de concluir.
A realizaçao e fulgurante , escreve como poucos mas realiza como nenhum sem grandes vicios sem grande preocupaçao em ser unico mas funciona perfeitamente num filme grandioso forte nao precisando de uma riqueza estetica ou os 3d para ser um grandioso filme.
Em termos de cast este filme tem novamente em Bale o seu principal protagonita algo que perdeu no filme anterior logicamente e regressa com o melhor Wayne em todas as vertentes e um actor completo e este filme precisa perfeitamente disso, e acaba por embalar tudo o resto para personagens que ficaram associados a cada um dos seus interpretes.

O melhor - A conclusao de um filme para a eternidade.

O pior - O vilao estar longe de Joker.

Avaliação - A

1 comment:

Anonymous said...

Meh.

Luis