Tuesday, August 28, 2012

Bourne Legacy

Muitas foram as reticencias nos fas da saga de Jason Bourne quando no anuncio da sequela se soube que Matt Damon e logo a personagem que da nome ao filme não iriam entrar directamente, pensou-se que saga podia por de lado a sua maior fonte de inspiração e de rendimento. E nem o facto da realização estar a cargo de Gilroy o argumentista de todos os filmes anteriores deu descanso aos fãs. E na resposta podemos dizer que este filme acabou por não ser um falhanço mas tambem possivelmente não foi do consenso geral dos anteriores, não so em termos comerciais onde ficou a meio caminho do que a saga ja conseguiu, e tambem em termos criticos onde não conseguiu ombrear com o melhor reconhecimento principalmente do ultimo filme.
O que podemos dizer deste filme e que desde logo achamos que a nao participaçao directa de Bourne e um risco demasiado elevado para um filme com o nome deste, desde logo porque o filme fica demasiado dependente da ligaçao a este e neste particular esta ligaçao e demasiado suave para o filme, o que torna algo defraudada este filme enquanto sequencia. E se e certo que a maioria dos outros elmentos estao presentes, o certo e que a sua presença pouco ou nada se relaciona no desenvolvimento central narrativo do filme, que opta por outras personagens por si so isoladas, e que sofrem apenas pelo que ja veio antes e que a estas nada dizem.
Depois tudo o que o filme ja deu principalmente na sua genese ou seja uma trama complexa que vai sendo filtrada e se tornando num filme simples de acçao de sequencias planeadas e filmadas com longividade por vezes ate morosamente demoradas, para um final tambem ele simples o colateral que neste caso e o os unicos pontos de ligaçao com o anterior acabam por ser dispensados e tornar um filme num so isolado contudo sem o valor que podera ter envolvido numa saga onde alguns filmes ja foram melhores e mais fortes do que este.
Mesmo assim um filme razoavel de acçao simples, sem grandes ingredientes surpreendentes, que reside na formula mais comum, e num protagonista forte, que falta a longevidade no ecra para ganhar o carisma de Bourne pensando nos que com mais filmes seria possivel uma aproximação.
O filme fala-nos de outro participante no programa que sobrevive quando o mesmo e terminado, e acaba por fugir ao extreminio, aqui junta-se a uma medica que estava na genese do aspecto cientifico do projecto tambem ela presseguida na luta pela sobrevivencia.
Em termos de argumento pensamos que nesta saga ja vimos filmes mais ricos, e mais bem escritos principalmente em termos de suspense e funcionamento narrativo, aqui temos um filme mais simples sem grandes dialogos quase sempre demasiado directo perde mesmo na força das personagens e deixa algumas arterias abertar parece-nos por esquecimento.
A realizaçao e a mais simples de todos os filmes Gilroy pese embora ja tenha sido noemado para um oscar e um realizados simples e directo as personagens aqui com mais meios nao muda o estilo o filme ganha em rigor mas perde em estetica o que e sempre importante em blockbusters.
O cast a substituiçao de Damon era uma tarefa muito dificil, nao so na personagem mas acima no actor a escolha de Renner foi inteligente, nao so pela qualidade e carisma do actor mas tambem pelo seu bom momento de forma, a escolha foi a acertada e capaz de minorizar alguns danos pela falta de Damon mesmo assim a saga e deste ultimo e isso nao fica totalmente ultrapassado no filme, ao seu lado a ajuda de Weisz e importante num papel de acçao de uma actriz de qualidade que se encontra algo afastada do seu melhor e o filme tambem nao o exige. Ainda mais afastado dos belos tempos esta Norton num papel basico sem intensidade.

O melhor - Nao ter sido uma catastrofe por muitos anunciados

O pior - Nao fazer esquecer em momento algum a ausencia de Bourne

Avaliação - C+

No comments: