Monday, December 05, 2011

Straw Dogs


Starring: James Marsden, Kate Bosworth, Alexander Skarsgård, James Woods, Dominic Purcell
Directed by: Rod Lurie

Cada vez mais tem sido usual fazer novas versoes de filmes dos anos 70 de forma a tentar que algumas gerações tenham contacto com filme menos conhecidos de algumas estrelas. Este ano com um elenco menos mediatico surgiu este Straw Dogs que conseguiu acima de tudo conseguiu uma estreia wide mesmo que comercialmente se traduzisse num fiasco relativo, muito por culpa da falta de actores de primeira linha. Em termos criticos o filme nao passou de uma normalidade abrangente.
Desde logo e uma vez que em momento algum visualizei o filme original vou-se singir ao que o filme nos da, e se por um lado a dantesca caracterizaçao do interior americano nos parece bem construida, fornecendo o clima de terror e acima de tudo claustrofobia que o filme quer dar ao espectador. Depois a diferença entre as proprias pessoas tb me parece muito bem trabalhado ao longo de todo o filme.
Pese embora este facto parece nos que o filme tem carencia de intensidade nao em termos de ritmo mas acima de tudo na capacidade que o filme acaba por quase nunca ter de criar um ritmo psicologico mais intenso que prejudica principalmente na parte inicial uma vez que no seu fim o filme ja a espaços demonstra este mesmo ponto.
E daqueles filmes que nao conquista por si so, mas que no fim conseguimos encontrar pontos interessantes num thriller psicologico a moda antiga baseado no tipico cinema de suspense dos anos 70, numa tentativa se bem que frustrada de fazer reviver o genero.
O filme fala de um casal que para o elemento masculino ganhar paz na escrita decide ir residir para a area de residencia natural da sua esposa, contudo a cultura rural deste espaço vai colocar muitas dificuldades ao casal, principalmente os ciumes dos nativos por terem roubado a sua menina bonita.
Em termos de argumento temos um filme bem escrito em termos de escalada de força psicologica, mesmo que por vezes o filme nao seja do mais creativo nem tenha muita força nos seus dialogos ou personagens.
Em termos de realizaçao a parte inicial nada tras de novo ao cinema sendo apenas vulgar, na parte final ganha mais força principalmente nas sequencias mais escuras e mais fortes do filme.
O cast tem um Madsen algo perdido na sua carreira, que lidera um filme num genero que podia ser o mais forte para si, ja que tem algumas qualidades a potenciar. Bosworth e uma boa companhia e penso que por vezes e mal aproveitada num cinema onde poderia dar mais. Cuidado com o aparecimento cada vez mais notorio de um Sargaard que dentro de dois anos pode ser um dos actores de topo deste cinema.

O melhor - A escalada final

O pior - Ser um pouco limitado na sua envolvencia.

Avaliuação - C+

No comments: