Friday, December 30, 2011

Sherlock Holmes 2: The Game of Shadows



Depois do sucesso que foi a primeira incursão de Guy Ritchie pela saga dos famosos investigador de crimes, era com naturalidade que iria surgiu um segundo filme, continuando a saga do famoso Holmes e do seu inseparavel Dr. Watson. Pois bem no final deste ano surgiu este novo filme com o subtitulo Jogo das Sombras, contudo de uma forma geral os resultados pese embora mantivessem em terreno positivo foi como que uma sombra do primeiro filme. E se em termos comerciais este facto ate nem foi muito notório, com a manutenção de bons resultados o mesmo não se podera dizer do aspecto critico onde as coisas foram mais repartidas depois de uma aceitação mais generalista do primeiro filme.



Da minha avaliação e importante frisar que ja no primeiro filme nao fui grande adepto da adaptação, principalmente por existir uma condensão narrativa que no final se transforma em quase nada. O pior deste filme e que esta caracteristica que já estava presente no primeiro filme e ainda mais vincada e gritante na segunda saga do heroi, ou seja a determinada altura o guião e tão repleto de encruzilhadas e personagens para no fim nao ser mais que uma linha recta e nao tirar qualquer dividendos das curvas exageras que faz. Alias fica a sensação que o filme se prendesse a si apenas o basico teria um resultado final mais perto do entertenimento puro e resultar melhor.



Pese embora este facto o grande segredo do sucesso do primeiro filme, mantem-se que e por um lado a força da personagem central bem integrada no comum de Downey Jr, mas acima de tudo a quimica que consegue imperar com o seu companheiro, tambem muito bem encaixado na formula mais comediante de um Jude Law creativo



Contudo no final fica o sabor que mesmo para blockbuster ja temos assistido a obras bem mais consistentes e adultas, mesmo que nem tenham essa intençao que contudo me parece existir para este filme em concreto.



O filme aborda a tentativa dos herois encontrarem alguem que planeia do meio de uma guerra de estados, tornar-se mais poderoso acima de tudo o seu ego, começando tudo com a morte da protagonista do primeiro filme imperando um misto de racionalidade e emoção.



O argumento e o ponto mais fraco do filme, nao so em termos de um emarenhamento exagerado do filme, em quase todos os seus aspectos, mas tambem na pouca creatividade e complexidade das personagens novas que vao sendo criados, assim como o defice do primeiro filme um vilao de excelencia.



A realizaçao de Ritchie tem tiques proprios, os slow motions as sequencias pausadas, sao ja seu apanagio desde o sucesso de snatch, o aspecto indie dos seus filmes continua patente pese embora a grande produçao do filme. E a sua obra mais comercial e sabe-se que e sua, mas em termos de historia falta um toque rude seu.
O cast e quase na totalidade repetido, principalmente na forma perfeita com que Downey Jr e Law encaixam nos papeis o primeiro porque o papel e escrito a pensar nele e no maximo potencial de acçao e humor que pode ser retirado, no caso de Law mais dificil porque e o britanico que se adapta ao filme. COntudo de referir que na parte feminina Rapace nao tem o impacto nem a força que Macadams teve no primeiro filme, alias nos poucos minutos em que entra e a unica que se conseque intrometer no protagonismo do duo.






O melhor - A quimica Junio e Law






O pior - A encruzilhada do guião.






Avaliação - C

No comments: