Tuesday, December 27, 2011

The Sitter









Depois de vemos Moneyball podemos nos perguntar o que Hill fazia na comedia, contudo se olharmos para tras percebemos que tendo em conta a sua fisionomia e caraceristicas como actor a comedia e o terreno natural do actor quer como protagonista quer como produtor. Dai que sem surpresa surgiu mais uma comedia apostada em fazer rentabilizar a sua imagem, lançada mesmo no meio da febre de Dezembro segundo periodo mais forte do ano. Os resultados foram contudo desastrosos, quer em termos criticos com avaliacoes muito negativas, mas acima de tudo em termos comerciais onde Hill provou ainda nao ter o mediatismo para imperar sozinho no box office.



Muitos podiam esperar mais de Hill depois das mençoes para premios este ano e o papel mais dramatico em Moneyball contudo a natureza de Hill e a ideotice, e a excepção foi mesmo aquela aparição. E pior que isso mais que tudo o valor comico do actor como protagonista esta longe de ser um dado adquirido e este filme veio provar isso mesmo, ou seja que mesmo em termos comicos e um actor ainda basico de um humor familiar simples, sem grande força individual que vive mais da sua imagem pastosa do que propriamente da sua capacidade de ser naturalmente engraçado.



Este filme e um estilo de humor forte, actual muitas vezes politicamente incorrecto dentro de um registo cada vez mais usual, mas por outro lado tem uma ternura exagerada, que faz do filme uma simbiose que nem sempre combina e faz questionar que tipo de publico se encaixa naturalmente no filme tem momentos inquestionavelmente engraçados, outros menos conseguido, mas em termos de filme em si cai muitas vezes em demasiados cliches mais na linhagem narrativa do que nas sequencias de humor.



O filme fala de um jovem que nao gosta de fazer muito que a pedido da mae acaba por fazer de babby sitter de tres peculiares menores e aproxima-se uma noite desastrosa que começa na busca de cocaina para a namorada dele e acaba em luta de gangs com crianças a mistura.



Em termos de argumento a narrativa e as soluções adoptadas parecem sempre ser bastante inferiores a humor ou piadas utilizadas no filme, ou seja, nem sempre o contexto e o melhor, ou as personagens contudo isoladamente conseguem conter em si sequencias de humor interessantes.



Nao e uma realização brilhante, sendo a maior parte do tempo demasiado basica e sem grandes momentos nem esteticos nem de realizacao complicada.



O cast tras nos o tipico Hill que mesmo em Moneyball nao esta muito diferente do seu ar nerd, com tendencias grouppie e o seu terreno mais natural mas esta longe de ser uma referencia ou um estilo em humor, a seu lado como vilao Rockwell surpreendendo por uma aparição num filme tao menor, num dos melhores valores em termos de qualidade do cinema actual.






O melhor - Rodrigo, o menor sul americano.






O pior - A linhagem narrativa.






Avaliação - C

No comments: