Wednesday, December 07, 2011

Dolphin Tale


Quando olhamos para um filme sem grandes estrelas baseado numa historia real e com lançamento em 3d ficamos na expectativa que seja mais uma aposta de um grande estudio a tentar rentabilizar o genero artisitico com umas sequencias no alto mar. mas quando as primeiras criticas positivas sairam do filme e conduziram a bons resultados de bilheteira a expectativa que estariamos perante algo mais do que uma tentativa de rentabilizar produto começou a ser mais seguro.
Contudo e apos a visualizaçao do filme voltamos a primeira formula, ou seja, e inegavel que e um filme emocionalmente complexo, uma historia bonita proxima do coraçao, mas por vezes e demasiado novalada em todos os seus pontos a inocencia das personagens a quase inexistencia de conflito pelo menos declarado torna o filme demasiado infantil e distante de uma realidade que esta por base de toda a historia, caindo rapidamente num filme demasiadamente juvenil e pouco maduro.
E certo que talvez seja esse o objectivo do filme, mas numa historia que retrata alguns pontos interessantes como o drama do pos guerra e as sequelas desta tipo de situação pensamos que alguma maturidade e documentaçao historica poderiam funcionar bem melhor num filme que mesmo assim e recheado de momentos emotivamente interessantes.
Em termos de 3d talvez nao sera o filme mais potenciado do mundo mas os momentos debaixo mar podem ser apelativos para alguma sequencias, mesmo assim nao e um filme padrao neste ambito,
A historia fala-nos de um desiludido pre adolescente que reside so com a mae, que de repente encontra a sua razão de felicidade na recuperação de um golfinho ferido, que contudo vai estabelecer paralelo com a recuperação de um seu primo tambem ele ferido em plena guerra.
O argumento ocorre em ritmo de fabula tudo e tornado positivo num filme demasiado despegado de ligação directa a factos, mesmo as personagens nem sempre sao bem trabalhadas e as situações caem em algum cliche.
Em termos de realizaçao temos bons momentos na contextualização temporal do fillme, nao podemos dizer que se trata de um filme de primeira linha mas tem bons momentos mesmo que nao faça grande uso do 3d
Por fim o cast da toda o protagonismo aos actores mais pequenos que mesmo assim nao estao num nivel de intensidade e seduçao de outros menores noutros filmes, quanto aos adultos o filme nao pede grandes esforços aos mais que vulgares JR e Judd.

O melhor - O coraçao do filme em emoçoes basicas.

O pior - A forma pouco factual que o filme aborda.

Avaliação - C

No comments: