Friday, October 21, 2011

Paranormal Activity 3


Ha dois anos o mundo do terror que tanto admirou o projecto balir witch teve finalmente um seguidor à altura num regime de quase camaras de video vigilancia o filme seguia as aventuras de um casal com algo de muito anormal no interior da casa. Passado dois anos surge no mercado o terceiro filme com o mesmo tipo de registo, com as adaptaçoes temporais que vem tentar explicar aquilo que vimos nos primeiros filmes. O resultado deste filme ainda e inexistente embora as primeiras criticas venham dar uma boa critica a um filme que conseguiu reunir consenso no seu primeiro filme e perder algum fulgor no segundo.
Em termos de obra completa podemos desde logo dizer que no seu conjunto e uma trilogia capaz de figurar na obra mais singular e assustadora que pode ter havido memoria. Mesmo que nenhum dos filmes sequentes tenha conseguido o poder e a simplicidade, e importante desde logo salientar que este filme melhora relativamente ao seu antecessor e acima de tudo por dois pontos fundamentais, desde logo porque a camara principal deixa de ser estatica o que permite uma intensidade maior das cenas, mais proximo do que vimos em blair witch, ou seja o contexto e apenas o que temos na imagem, e depois com o facto de uma camara pseudo rotativa. Isto permite que a intensidade dos sustos sejam elevados ao cubo, muitas vezes das quais por proprias partidas dos personagens.
Em termos narrativos vamos a parte inicial da historia e a tentativa de explicaçao, digo tentativa proque em termos reais o que o filme nos oferece e muito pouco e nem sempre competente, por tras deste filme merecia estar algo mais paupavel, mais vincado, mesmo que fosse obvio que nao podesse ser logico.
O filme fala do inicio da relaçao das duas irmas sobre o qual e a historia dos primeiros filmes e a sua envolvencia com artes negras o que vai levar ao que vimos nos primeiros filmes.
O argumento e interessante principalmente na conjugaçao com o tipo de camara efectuado, nao tem grandes dialogos mas sabe reunir a si alguns pontos interessantes perdendo apenas e em alguma escala na explicação final.
A realizaçao tras ao filme novos meios, alguns mais rusticos mas tambem mais efeitos especiais, mesmo que o filme nem sempre precise deles alguns deles sao bem trabalhados, onde contudo o principal receio continua a ser provocado por ruidos.
O cast nada de novo, pese embora um cast totalmente desconhecido como sempre foi de filme para filme, todos funcionam positivamente onde o tipo de cinema e prespectiva tambem ajuda para fomentar o realismo que quer transparecer.

O melhor - A triologia no seu todo.

O pior - A explicação frouxa final

Avaliação - B-

No comments: