Monday, October 10, 2011

The Help









Não é facil criar ao mesmo tempo um filme forte do ponto de vista politico e capaz de chamar a si variadissimas audiencias, mesmo sem a presença de qualquer figura de primeira linha do panorama cinematografic onternacional. Pois bem neste verão houve um filme que reuniu isso tudo, e chama-se The Help. Não so conseguiu derivado do seu fundamentalismo politico hamar a atenção da rigorosa critica internacional, mas acima de tudo comercialmente conseguiu ser uma das grandes surpresas de verão batendo records especificos de semanas na liderança.



The Help e mais do que uma obra prima um filme completo, com conteudo nao so narrativo com boas personagens dialogos, mas tambem na forma como conjuga tudo isto com um contexto historico interessante potencializado com pequenos pontos bem digeridos e que tornam o filme importante mesmo num caracter factual.



Por outro lado tem tambem consigo outro ponto que nos parece bem trabalhado que e o seu caracter comercial, na forma quase gratuita como apela ao sentimentalismo profundo nem sempre racional, e que talvez por isso tenha tambem neste ponto algum do seu calcanhar de aquiles ou seja o por vezes querer ser mais novelistico do que factual perdendo a espaços alguma maturidade que transparece em grande parte do filme.



Mesmo perante esta dificuldade principalmente na forma como no final tenta reunir todas as pontas soltas que sao demasiadas ao logo do filme todo o filme consegue ser sempre eficaz, mesmo que por vezes em dicotomia pervaleça o comercial perante uma vertente mais historica, mas estamos sem duvida num dos filmes mais importantes e capazes do inicio deste ano.



O filme fala da historia do racismo e da igualdade de direitos civis entre raças nos estados unidos do seculo passado, na relação entre raças e entre a sociedade alta ou baixa e na luta por igualdade de direitos e valorização dos valores comuns dos seres humanos.



O filme em termos de argumento nao e prodigo em creatividade nem mesmo em algum momento em factualidade mas e um filme realizados escrito com boas personagens com coraçao mas quase sempre sem perder a razao que e importante na definiçao de um filme coeso.



A realizaçao nao e importante no filme, nem sequer a um aspecto muito trabalhado, e bem contextualizado historicamente mas nao tem os momentos em que chama a si a atençao, mesmo assim nao e um aspecto que condiciona o filme.



Em termos de cast um filme visivel deveria a partida ter um elenco mais recheado de nomes sonantes, mas mesmo não contendo este ingrediente estamos perante um filme de grandes actrizes ao seu melhor nivel principalmente três Octavia Spencer, Viola Davis e a grande revelaçao do presente ano Jessica Chastain. Noa podemos desvalorizar ainda os bons papeis de Howard e Stone.






O melhor - A junção do emocional e racional






O pior - POr vezes o emocional ser demasiado vincado






Avaliação - B

No comments: