Monday, October 03, 2011

Melancholia


Starring: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling, John Hurt
Directed by: Lars von Trier

Se existiu filme sensação no ultimo festival de Cannes e logo pelas piores razões foi esta nova obra do polemico realizador dinamarques pricipalmente depois das suas declarações na apresentação do filme, que passou por sua vez algo silencioso no certame frances. Contudo quando ainda se aguarda a total recepção do filme quer criticamente quer em termos de bilheteira, embora este ponto pareça aqui quase irrelevante como sempre pareceu na cinematografia deste realizador.
Muitas coisas podem se dizer do realizador dinamarques, que se gosta, que se odeia, mas nunca que se é indiferente, eu proprio ja tive filmes que gostei, recordo-me de toda a saga dogville, ou mesmo ondas de paixao, ja tive filmes que me agradaram muito menos como anti cristo ou mesmo dancer in the dark. Este melhancolia e dos seus filmes aquele que me parece que mais pode encaixar no terreno intermedio avaliativo por diversas razoes, desde logo em termos narrativos onde a junçao de um filme dramatico sobre personagens com um filme catástrofe parece uma junção enigmática principalmente num realizador como Trier.
Mas é no ponto dramático que reside o melhor do filme, principalmente na primeira cena, como ele tão gosta de dividir os seus filmes, ou seja na parte da boda, o filme tras consigo os melhores momentos os momentos mais intensos emocionalmente os pontos que o filme precisa, contudo ja na segunda fase o filme perde algum sentido, o filme ja entra numa dinamica mais estetica de sofrimento das personagens que ja nao conjuga tao bem com as vertentes iniciais e mais bem trabalhadas do filme.
A simplicidade momentanea de Trier nao e facilmente encontrada noutros realizadores, a forma como define o filme, e como acima de tudo procura o explorar de situações e de fragilidades e uma força imponente numa realização claramente de autor, mas isso nao chega para fazer grandes filmes e muitas vezes naturalmente surgem obras menores.
O filme fala da relaçao entre duas irmãs apos o casamento de uma delas e os dramas familiares que estao patentes em toda a dinamica familiar, com isto tudo se junta o facto de um planeta estar proximo de ir contra o planeta terra.
O argumento nem sempre e o que de melhor vimos nos filmes de trier, mesmo na exploração das fragilidades ja vimos bem mais pontenciado noutros filmes em termos de força de personagens e mesmo na qualidade de dialogos a exploração de uma vertente independente e o novo trunfo, contudo nada de particularmente interessante.
Em termos de realizaçao com excepçao da saga dogville estamos perante uma das melhores realizaçoes de Von Trier, quer em termos esteticos na espetacular introduçao ao filme, quer mesmo na sua sempre curiosa forma de filmar, com pequenos salpicos, que tem o seu caracter mais forte na forte conlusao.
O cast tem como principal destaque Kirsten Dunst numa das suas melhores mais dificeis e intensas apariçoes que pode muito bem ser carta a jogar na altura dos oscares, nao so pelo seu caracter sedutor mas por toda a dificuldade fisica que o filme lhe exige, e deixa toda a restante panoplia de actores para segundo plano.

O melhor - A conjugação Trier Dunst

O pior - Perder-se em alguns segmentos narrativos.

Avaliação - B-

No comments: