Saturday, October 01, 2011

Drive


Starring: Ryan Gosling, Carey Mulligan, Albert Brooks, Bryan Cranston, Ron Perlman
Directed by: Nicholas Winding Refn


Desde o anuncio dos vencedores do festival de Cannes que a expectativa em torno deste peculiar Drive ficou nos pincaros depois do seu realizador ter arrebatado o galardão para melhor realização. Desde essa altura as criticas não mais deixaram de elogiar este pequeno filme, que acabou por conseguir um distribuição wide que o catapultou para respeitosos resultado de bilheteira num ano nem sempre muito famoso fora dos espaços de verão.
Drive é antes de qualquer avaliação um filme curioso, um filme sem barreiras e acima de tudo um filme intenso. Como qualquer carro figura bem presente e figurativa de todo o filme, o filme tem um arranque algo lento, muito silencio que aos poucos vai aumentando tornando na sua conclusao um filme de uma violencia extrema, este e o particular primor do filme, a forma crua com que consegue os seus objectivos a forma crua das suas imagens a contrastar com os dois aspectos mais marcantes de todo o filme, por um lado a calma sempre existente de Gosling mas acima de tudo o silencio que precorre o filme todo.
Num ano que esta longe ate ao momento de ser muito prendado de grandes filmes temos aqui um dos primeiros filmes a ter atençao, mesmo que por vezes nos pareça demasiado colado a Taxi Driver, inspiração obvia do filme, e que por vezes falta a dimensao a envolvencia narrativa, mas parece nos uma boa preparaçao para aquilo que mais a frente podera vir
O principal trunfo reside na capacidade de surpreender de embalar o espectador para um tipo de filme que posteriormente resulta num completamente oposto, e isso da-lhe carisma e acima de tudo força.
A historia fala nos de um silencioso homem cuja sua principal qualidade e conduzir viaturas para diferentes tipos de serviços, aos poucos e com uma paixao iminente por uma vizinha acaba por embarcar num jogo perigoso muito arriscado.
O argumento nao e nem de perto nem de longe um poço de imaginaçao creativa mesmo sem uma grande ideia de base o filme consegue em si todos os aspectos complementares que um bom filme deve ter, quer em termos de personagens e mesmo na limitaçao do dialogo ao estritamente necessario.
A realizaçao e sem duvida a grande virtude do filme com uma capacidade sem precedente de dar imagens ritmo estetica e a prova que por vezes podemos realizar bem sem grandes meios basta saber tirar o melhor das imagens e este aproveitamento no filme e ao maximo.
Por fim o cast se penso que existe actor que tem o seu ano em 2011 é Gosling onde ja o vimos em diversas vertentes e provavelmente iremos ver em mais algumas, mas e neste Drive que ele toma conta do filme, dentro das caracteristicas pausadas que fazem dele um dos mais crediveis actores do momento, Mulligan cumpre num papel mesmo forte, e apenas registo para o regresso de Brooks, mas pese embora a critica esteja bastante apelativa neste papel, parece me mesmo o parente pobre do filme

O melhor - A realizaçao

O pior - Poderia ter alguma mais profundidade.


Avaliação - B

No comments: