Thursday, October 27, 2011

The Adventurs of Tintin


Starring: Jamie Bell, Andy Serkis, Daniel Craig, Simon Pegg, Nick Frost
Directed by: Steven Spielberg

Se existia um filme que rapidamente se poderia considerar um dos acontecimentos do ano, pelas pessoas envolvidas e acima de tudo pelos meios tecnologicos que trouxe consigo era esta aventura Digital que reune os mitos de Jackson e Spilberg numa uniao que poucos pensariam que era possivel. Ao contrario da maioria dos filmes a estrategia foi diferente, estrear primeiro o filme na europa de onde e originario o personagem para depois apostar nos EUA, dai que ainda e precoce observar o real valor comercial do filme que contudo se espera que seja elevado. A nivel critico os primeiros ecos do filme vao da direcçao de uma aceitação quase generalizada do filme, o que e importante e pode conduzir o filme quem sabe a disputa do oscar para melhor filme de animaçao.
Desde logo que sempre achei este heroi um cadito monotono e quando soube do filme pensei que o filme seria um pouco desactual, principalmente no estilo de humor. E o certo e que o filme acaba mesmo por ser neste particular desactualizado e quase sempre pouco funcional como comedia. Contudo parece nos que Spillberg percebeu isto e acabou por acondençar o filme na sua acção e ritmo e aqui o filme tem grande valor nao so pela historia facil, sem grandes desenvolvimentos mas acima de tudo pela dinamica de acçao que emprega, depois de embalar o filme nao para um segundo parecendo mesmo a momentos de uma hiperactividade sem paralelo.
COntudo o grande segredo do filme e mesmo a sua inovação tecnologica no melhor filme animado nao so em termos do funcionamento digital, mas na propria realizaçao bem potenciada no 3D. ALias penso que o filme vale bastante mais como experiencia cientifica do que propriamente pela sua narrativa, competente fiel ao heroi mas que nada de relativamente novo tras consigo.
O bem e que existe determinados herois que merecem um filme grandioso para serem representados no cinema, e o auto quis dar esse filme a Tintin usufruindo de uma experiencia tencologica sem precendentes mesmo que por vezes seja notorio o facto de ter perdido um pouco de creatividade a historia em si.
O filme fala de Tintin e a descoberta de Haddock, numa aventura de forma a recuperar tres navios que permitem conduzir a um tesouro.
Em termos de guiao nao podemos dizer que a historia e brilhante, contudo ninguem pode acusar do filme nao ter em si fidelidade a historia principalmente nas personagens e essencia das mesmas, contudo pensamos que mais riqueza do desenvolvimento da narrativa seria profundamente melhor para um filme que desaproveita o humor de forma demasiado facil.
Em termos produtivos e de realizaçao estamos talvez perante o melhor filme do ano, e talvez a obra mais evoluida em termos de realizaçao nunca foi visto nada com o grau de perfeiçao que o filme, tem, numa obra so ao alcance de um magico como Spillberg. O promenor do desenho e delicioso.
em termos de cast tambem um registo brilhante principalmente nas escolhas de Bell e acima de tudo de Serkis o melhor actor em carne humana a encarar personagens digitais e absolutamente magico o que ele faz, e volta a fazer neste filme, a melhor descoberta dos ultimos dez anos para o cinema.

O melhor - A produçao estetica do filme


O pior - A narrativa nao ser tao brilhante como tudo o resto

Avaliação - B-

No comments: