Friday, May 20, 2011

Arthur


A imagem de Russel Brand foi nos ultimos anos um dos produtos mais vendidos e rentabilizados em termos de comedia inglesa, a este ponto reune se a sua mediatica relaçao com a estrela POP Katty Perry, o que o tornaram em uma figura extremamente conhecida. Esta comedia queria apostar nisso mesmo na imagem comercial do actor num registo proprio. Os resultados contudo nao foram os previsiveis, desde logo em termos comerciais onde o filme ficou muito aquem do que esperava, e tambem criticamente a tentativa de profundar uma comedia moralista, tb nao conseguiu mais do que uma quase unanime reprovaçao
Arthur e um filme que encaixa perfeitamente naquilo que Brand faz, por um lado e excentrico e por outro lado e infantil, mesmo no tipo de humor utilizado quase sempre sente se que o filme perde força, ou seja o filme quase sempre desactual na sua forma de ser.
A melhor formula do filme foi brincar com o excesso de dinheiro e neste particular o filme consegue fazer resultar uma ou outra sequencia, muito pela imagem seria que Mirren tenta dar ao filme, bem como a parte sentimental que e trabalhada ao longo do filme para um final bem forte neste tempo.
O filme deveria se assumir mais como um filme mais infantil, bastando alguns retoques na personagem central e talvez a reprovaçao n fosse tao elevada, mesmo assim, e apesar de bons momento e no seu corpo um filme pouco original e por demais vezes vista em diferentes teores.
O filme fala de um riquissimo solteiro com problemas de bebida mas com dificuldade em crescer e ganhar maturidade, quando e encostado a parede para casar com uma ambiciosa mulher de negocios descobre o amor, numa falsa guia turistica.
O argumento pese embora seja pensado de cima a baixo em termos humoristicos acaba por resultar melhor quando se torna mais sentimentalista, e perde a excentricidade algo ridicula da personagem. Tem momentos curiosos mesmo que nem sempre dotados de grande profundidade.
Em termos de realizaçao temos um filme basico de grande estudio, onde os meios permitem facilmente o pouco que o filme quer dar, nao e exuberante mas cumpre.
Quanto ao cast confesso me pouco aperciador das qualidades interpretativas de Brand, o exagero de determinados tiques nao permitem que se encaixe num padrao de personagem normal, sempre com os mesmos truques ja sem efeito. Existe boas oportunidades de ver Mirren num papel curiosamente mais descontraido e Garner como vila.

O melhor - A parte emocional final

O pior - A falta de humor de brand

Avaliação - C

No comments: