Friday, January 14, 2011

The Tourist


Um dos objectos que mais expectativa criaram no cinema este ano, dia respeito ao lançamento que reunia talvez os dois maiores icons do cinema actual no que diz respeito a prestigio e acima de tudo valor comercial. Angelina Jolie e acima de tudo Depp sao duas certezas de sucesso de qualquer filme que entrem aguardava se entao o valor que ambos teriam juntos. Contudo os primeiros resultados criticos nao foram os melhores o filme não conseguiu convencer em larga escala os mais tradicionais criticos, sendo que o desastre seria apenas minorizado na capacidade que o filme acabou por ter de arrancar o reconhecimento dos globos de ouro. Comercialmente e pese embora a quimica que os actores poderiam ter as coisas tambem nao foram brilhantes principalmente no mercado amaricano, onde teve muito longe das melhores expectativas criadas em torno do filme.

The Tourist e um filme ambiguo e obvio que nos parece que um filme que reune duas super estrelas como a que este reune tem de valer bem mais do que este pequeno filme em objectivos e densidade, contudo em indiscutivel o valor comercial que o filme tem ao conjugar actores, cenarios e uma boa realização.

Nao e obviamente um filme critico, alias a forma como o guiao e montado e daqueles tipos de fillmes que pese embora ate tenha boas intençoes e com bom fundamento linguistico parece sempre demasiado previsivel mesmo quando o objectivo e nao ser.

COntudo comercialmente tem intensidade, consegue a determinada altura ter sentido de humor e mais que isso tudo consegue fazer transparecer o proprio carisma das personagens para o proprio filme sempre com uma banda sonora que tambem ajuda na criaçao de um filme com valor proprio e acima de tudo com uma boa identidade.

O filme fala de um burlão que decide fugir, sendo que a policia e um grupo de gagster o procura atraves do seu grande amor, que para disfarçar vai tentar dissimular as atenções num peculiar turista.

A realizaçao tem bons promenores, mais nos momentos parados do que propriamente nos momentos em que o filme poderia ser mais potenciado com sequencias espetaculares, nao temos uma ralização brilhante pese embora os bons momentos.

O argumento a cargo do sempre original Mcguire, tem os twists que ja nos habituou e que fazem apanagiuo da tipologia do proprio autor, nao trabalha bem as personagens e defende se com ferramentas faceis que nao seduzem o espectador mas nao danificam o filme.

Quanto ao caste e dificil pedir um cast de tanto peso como Jolie para o papel feminino, onde e pouco posta a prova onde a sensualidade e a unica arma, pese embora ja a vissemos mais eficaz neste papel, e um Depp na sua versao mais soft e disparatada sempre demasiado igual mas que entra bem na necessidade que o filme tem


O melhor - A banda sonora.


O pior - Algo previsivel


Avaliação - B-

No comments: