Saturday, January 29, 2011

Frankie and Alice

Desde o momento em que ganhou o oscar a carreira de Berry ganhou um rumo muito mais comercial d que propriamente consagrando o que ja tinha conseguido apostando em titulos comerciais mas com conteudo mais que duvidoso. Dai muitos estranharam este projecto, onde para alem de actriz assume o papel de produtora do filme. Pese embora nao assumisse a candidatura natural na corrida pelos premios o certo e que o filme conseguiu reunir algum consenso principalmente em torno do papel de Berry que lhe valeu uma nomeaçao para os globos de ouro. Comercialmente o filme nao deve ter grande expansao so estreando nos cinemas americanos em meados de fevereiro.
Antes de mais desde logo podemos englobar este filme num daqueles filmes de caso de vida, que muitas vezes preenchiam o serao das nossas televisoes, alias o ritmo do proprio filme acaba por ser de telefilme, o que nao e o seu ponto forte. Alias todos os trunfos do filme residem na personagem dividida central e na forma como estas se ligam entre si mais que propriamente no drama de uma narrativa sem grande interesse. Nao e daqueles filmes que marcam nem tao pouco ressalva algum momento distinto, contudo e daqueles filmes que conseguimos encontrar aspectos faceis de valorizar.
O problema do filme a determinada altura e a confusao das personagens o que nao permite uma interaçao sempre positiva com o espectador que tem de esperar para o fim ou pela tabela do psiquiatra para perceber as dimensoes da personagem porque ate la tudo e algo confuso.
O filme fala de uma jovem presa ao passado que sofre de multipla personalidade obtendo dai muitos problemas para a sua vida, com a ajuda de um psiquiatra mais que tentar resolver o seu problema tenta perceber a dimensao do mesmo.
O argumento e o tipico argumento de telefilme, simples e mesmo que a historia permitisse outro tipo de abordagem aposta pelo mais natural, o que de si acaba por liitar o alcance do filme nao so na historia em si mas tb no desenvolvimento dos personagens.
A realizaçao e dicotomica, se por um lado passa grande parte do filme num registo humilde e suave tenta a determinadas alturas arriscar um pouquinho mas sempre de uma forma timida, mesmo que esses momentos deixem perceber que o filme poderia ir bem mais longe neste terreno.
Halle berry tem aqui um papel de dimensao superior, talvez o primeiro pos oscar e que confirma todas as capacidades que lhe valeram tal distinçao, mesmo que seja um papel facil de ser admirado nao se pode esquecer a objectividade de efectuar tres personagens distintas no mesmo filme e na mesma caracterizaçao. Saasrgar da o apoio necessario para a formula do filme, um actor que ja merecia mais reconhecimento se bem que nao neste filme

O melhor - O regresso da melhor berry

O pior - FIcar-se por suspiros de creatividade

Avaliação - C+

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