Thursday, December 02, 2010

Devil


Apesar de longe do momento de forma que o catapultou para as altas rodas do cinema, é certo que a creatividade de Shylaman e algo do mais forte no panorama actual de holywwod, mesmo que distante da força que obteve no inicio da carreira, a sua imprevisibilidade ainda marca forma no panorama cinematografico actual. Apesar de não estar a frente do filme e apenas na produção este pequeno filme de terror psicologico tem a sua mente e o seu selo, talvez por isso o filme tenha conseguido uma distribuição Wide, e mais de que isso tenha passado bem as primeiras semanas de exibição com resultados algo satisfatórios. Criticamente nao foi alem da mediania contudo como este facto e algo raro em filmes do genero devemos pensar comparativamente e nao em termos absolutos.

Devil ganha relativamente a maior parte de filmes sobre espiritos e sobre o diabo em alguns aspectos concretos, desde logo pelo leque reduzido de personagens missoes espiritas e acima de tudo por confinar o espaço do proprio filme a um elevador e aos seu acessos. O filme entra em cadencia natural, nao existe no filme aquela progressao tipica de ritmo para o climax final, o filme mantem sempre um registo a meio gas que se traduz num daqueles filmes que se ve bem, mas que nunca consegue passar para outro nivel.

Quanto ao fim do filme, é conhecido a forma com que Shylaman normalmente conduz os seus filmes ate a um final surpreendente, neste filme nao se pode dizer que o filme nao tenta este mesmo ponto, contudo com o facto das personagens serem reduzidas acaba por nao ser tao surpreendente a forma final do filme, com excepção da moral traduzida nas ultimas palavras.

O filme decorre num elevador onde se encontra cinco personagens, sendo que ao poucos estas começam a morrer, neste momento a a tentativa de as retirar de la com vida, com a ajuda de um policia, contudo aos poucos percebe se que uma delas nao e que se pensa.

O argumento nao e rico, e formatado sempre na dinamica progressiva de terror, com personagens pouco trabalhadas e argumento ao mesmo nivel, salva-se pela forma e pela facilidade de atingir os objectivos e por entregar logo de entrada todos os dados ao espectador.

A realização e uma realização simples mas eficaz, ao tentar colocar todas as vertentes num curto espaço fisico facilita o trabalho de realização contudo tambem inibe grandes planos.

Quanto ao cast, um jogo de desconhecidos ou actores a tentar a subida a patamar superiro, Messina ja tinha dado boas indicações em Julie and Julia, desta vez parece demasiado esteriotipado no papel de policia, Logan mais um da fornada de OC, vai no seguimento dos seus companheiros, muito restrito a uma serie de papeis


O melhor - A simplicidade da formula


O pior - Esperarmos mais da conclusão do autor



Avaliação - B-

No comments: