Sunday, December 26, 2010

Black Swan




Aronofsky tem sido nos ultimos tempos um dos autores em maior relevo que melhor tem conseguido preencher um espaço de um cinema de criador completamente diferente do que temos estado habituados. Depois do surpreendente Wrestler, a aposta surgiu num contexto totalmente diferente num filme mais feminino. Os resultados nao podiam ser melhores com optimas criticas que o coloca em quase todas as previsoes nas nomeaçoes para os oscares dete ano, comercialmente num terreno mais dificil para este tipo de filmes, as coisas correram apenas dentro do esperado.

Black Swan e um filme obsessivo em quase todos os seus complementos, e feito a imagem da persoangem central em busca da perfeiçao quase divina, o que contrasta com a forma desconcertante com que o realizador vai filmando silenciosamente todas as personagens. Outro dos aspectos e que o filme vai adquirindo intensidade ao longo de todo o filme, torna-se ao passar do tempo de um filme algo monotono na forma demasiado descritiva com que vai construindo a propria obsessao da propria personagens para um ritmo louco que termina num final para lembrar quase de obra prima do cinema moderno.

A determinada altura tudo o que parece construido parece aos poucos correr para um universo paralelo e este dinamismo empregue no final do filme e a total virtude de um filme conseguido, esteticamente capaz.

O filme fala de uma jovem metodica e ambiciosa bailarina que e escolhida para protagonizar o papel central do lago dos cisnes contudo começa a ensaiar e ficar obsecada com tudo o que esta rodear esta escolha.

O argumento acaba por ser talvez o ponto menos trabalhado do filme, nem tanto na forma metodica com que nos tras as personagens mas e parco em dialogos, e centra-se em demasia numa unica personagem.

A realizaçao e de obra prima, em poucos anos conseguiu ganhar um estilo que para alem de proprio e de esteticamente fundamental ganha um proprio teor de autor que o transforma facilmente num filme de excelencia.

Em termos de cast todo o peso do filme e em grande parte do sucesso do mesmo esta na represenataçao de Portman sem sombra de duvidas o papel do ano, quer na sua vertente mais angelical, quer na contraposiçao com o demonio final da nos uma das interpretaçoes femininas mais completas dos ultimos anos. Os secundarios encontram se em bom plano principalmente Hershey


O melhor - A realizaçao e Portman


O pior - O inicio do filme


Avaliaqção - B

No comments: