Saturday, March 20, 2010

From Paris With Love


ha algum tempo que o produtos Luc Besson, estava longe de produçoes com super estrelas de hollywood, para este ano, pegou na vertente mais rebelde de Travolta, colocou-lhe um Ryan Meyers a ganhar espoço no cinema e filmou um filme habitue seu na sua cidade de eleição Paris. Contudo os resultados nao foram nem de perto nem de longe os mais eficazes. Criticamente o cinema rapidinho de Bessos nao conquista muito coraçoes, optando sempre por um cinema mais ritmado do que com qualidade. Contudo tambem em termos comerciais e principalmente nos EUA as coisas nao correram pelo melhor com resultados desoladores.
O filme e o tipico filme de Besson, onde a logica e trabalho narrativo do filme e substituido em toda a escala pela força das imagens pelo ritmo da acçao e por milhares milhares de tiros. Contudo neste filme a componente comica que por vezes tambem aparecem nos seus filmes esta quase totalmente ausente, o que nao permite que o filme comunique tao bem com o espectador.
E certo que a forma como e introduzida a personagem de travolta e o contraste que faz com a personagem principal consegue trazer algum carisma ao duo de protagonista que acaba por resultar numa quimica interessante entre ambos. mesmo em termos romantico o filme consegue alguns bons momentos mesmo quando explora a ambiguidade de sentimentos.
COntudo perde força pela pouca envolvencia de um guiao que e quase um pretexto para diversos disparos e acima de tudo preseguiçoes a alta velocidade.
O filme fala de um assistente da embaixada, que gosta de arriscar em serviços secretos, com a chegada de uma cimeira recebe a ajuda de um particular agente especial, com caracteristicas muito particulares, de forma a impedir um atentado terrorista.
Como se pode perceber nao estamos perante o argumento mais rico da historia, e que tudo e muito simples em quase todos os pontos do argumento do filme, nunca complexifica, nem nas personagens e muito menos na envolvencia narrativa. os dialogos sao mais feitos de frases feitas do que por qualquer outro tipo de ponto.
A realizaçao e forte, consegue manter o ritmo do filme o que nem sempre e facil, poderia aproveitar melhor a envolvencia de uma cidade monumental como paris, que me parece descuidado no filme, mesmo a cidade dando nome ao filme.
O cast tem uma tarefa facilitada, pouco ou nada e pedido a mais aos protagonistas do que carisma e estilo a pegar na pistola, e nesse particular quer Travolta quer Myers estao bem. A figura rebelde de Travolta cai por vezes em algum exageros desnecessarios.

O melhor - A acçao tipica de Besson

O pior - A falta de complexidade do filme

Avaliação - C+

No comments: