Tuesday, March 23, 2010

Shutter Island


Starring: Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Michelle Williams, Max von Sydow
Directed by: Martin Scorsese

Martin Scrocese surpreendentemente desistiu da corrida aos Oscares de 2010, adiando a estreia deste seu aguardado filme para o inicio de um ano, aniquilando qualquer possibilidade. Os primeiros rumores era que o filme nao tinha a força suficiente para entrar a serio nesta corrida, e que seria um filme menor na carreira do realizador num terreno onde não esta tao habituado como no terror. Muito se especulou com a qualidade do filme, e as primeiras recpções demonstraram acima de tudo que alguns dos receios eram verdadeiros, com criticas algo mixadas, mas que a maioria aceitou de bom grado o filme e a experiencia cinematografica do realizador, pese embora seja quase unanime que o filme nao teria força em competir pelos oscares. Contudo o maior sucesso do filme centrou se na componente comercial com resultados brilhantes para scorcese que consegue aqui um sucesso comercial como poucos conseguiu.
Shutter Island e um filme ambicioso principalmente em termos de historia, um thriller intenso e esquematico como ja nao viamos o realizador fazer desde o Cabo do Medo, se bem que com outros ingredientes como a paranormalidade menos comuns num realizador tao conceituado como este.
O filme tem fases, se inicialmente cedo caimos num filme algo pastoso onde nada acontece e linear nos seus intuitos que nos faz por diversas vezes questionar o que o realizador queria com uma obra tao vaga, com o começar do desvendar das verdades do filme, tudo muda para melhor com originalidade e creatividade do guiao, aliados a sapiencia atras das camaras que fazem deste filme uma agradavel surpresa e o transporta para um nivel mais condizente com o realizador.
Nao tem a profundidade nem a força das personagens tipicamente do realizador e um filme um pouco amoral em determinados pontos, mas e incrivel ver como um realizador veterano ainda tem a força e a coragem de novos registos sempre com um bom nivel, mesmo que nao a excelencia que ja nos ofereceu.
o filme fala de dois policias que se deslocam para um hospital psiquiatrico situado numa ilha, de forma a investigarem o desaparecimento misterioso de uma doente.
O argumento e uma teia muito bem montada e acima de tudo original e que consegue ser coesa mesmo quando tudo isto parece impossivel com tantas pontas soltas. e daqueles argumentos para recordar e chorar por mais, na sua genese, mesmo que por vezes pareça aprovbeitar outros truques de filmes do mesmo genero e de resultados positivos.
Nao e um epico do realizador, nem tao pouco demonstra toda a frescura e força e envolvencia que o realizador costuma dar aos seus filmes, mas consegue dar ao filme um estilo proprio e em tudo diferente do habitual, nao e o melhor martin, mas e um martin diferente.
Se existe aspecto em que o realizador apruma os seus filmes, e no cast, mais uma vez liderado por um Di Caprio mais maduro e intenso, tem em algumas personagens secundarias a sua força, com destaque para o melhor Kingsley muito desaparecido, e acima de tudo uma surpreendente Michelle Williams, que mesmo em papeis pequenos sao intensos para chamar a si bons momentos. Pior Rufallo num registo muito semelhante ao seu apanagio

O melhor - A coragem de um realizador tao conceituado arriscar num terreno pantanoso

O pior - Nao ser o melhor Scrocese.

AValiação - B

No comments: