Sunday, March 07, 2010

Capitalism: A Love Story


Starring: Michael Moore
Directed by: Michael Moore

Michael Moore ganhou um espaço singular no cinema norte americano como o denunciador dos problemas politicos de um pais tao grande como os EUA, munido de humor satirico bem apurado, consegue como poucos ironizar e tocar nas fridas, o que lhe trouxe todo o reconhecimento principalmente em Colombine, ou mesmo no mais polemico Farnheit. Tornou-se um dos maiores adversarios politicos de George Bush. Este filme sobre um assunto mais tecnico nao teve a aceitaçao nem critica nem publica dos anteriores, apesar de mais uma vez ter centrado em si a atençao mediatica.
Michael Moore, cai nos seu filmes num erro crasso em termos de documentario, ou seja o egocentrismo, ou seja muitas vezes perde-se em demasia a mostrar toda a sua coragem e independencia politica em vez de centrar na tematica ou mesmo torna-la de mais facil consumo para o seu espectador.
Em vez disso demonstra os seus poderes de investigaçao complexificando os seus filmes com mais e mais ingredientes que rapidamente fazem perder o raciocinio pretendido. E obvio que ele consegue conjugar a força de exploraçao com uma creatividade acima da media que torna o produto final claramente mais apetecivel
O filme fala das ligaçoes empresariais e politicas dos EUA,e a força empresarial e a dependencia do poder politico desta.
Um documentario nao tem em si argumento mas sim linhas de orientaçao, e aqui Moore investiga e completa as suas obras como poucos.
a realizaçao e mesmo a excelencia do realizador pela forma creativa e propria dos seus filmes que se tornam e conjugam uma boa linhagem tematica com a força creativa de imagens de grande alcance.

O melhor - O registo realizador de Moore

O pior - Complexifica em demasia as suas tematicas

Avaliação - B-

No comments: