Tuesday, March 30, 2010

Cop Out


Starring: Bruce Willis, Tracy Morgan, Adam Brody, Kevin Pollak, Ana De La Reguera
Directed by: Kevin Smith

Kevin Smith e um dos realizadores mais polemicos de Hollywood, contudo nos ultimos anos tem sido mais recorrente um estilo de cinema mais normativo, nao so em termos de comedias mais puras, mas acima de tudo neste filme com a tentativa de reanimar a comedia de acçao com duplas de policia um pouco ao estilo de arma mortifera. Pese embora a escolha de Willis as coisas nao correram pelo melhor em nenhum dos sentidos, por um lado comercialmente Smith continuou um pouco pobre, mesmo que o filme fosse uma grande aposta de um grande estudio. E em termos criticos as coisas voltaram a correr mal a smith com criticas negativas, o que tem acontecido sempre que o realizador sai do estilo corrusivo que e seu apanagio.
Cop Out e de longe o filme mais vulga da filmiografia do realizador, e de todos aquele que mais se distancia da comedia, que eu pessoalmente apercio e que e a figura de proa em todos os filmes dele independentemente do tema. Aqui temos um filme mais vulgar, ate demasiado comum na ideologia e na concretizaçao da ideia. e daqueles filmes que a formula parece ha muito estar esgotada, e demasiado pausado, em termos comicos quase nunca consegue atingir niveis aceitaveis, caindo por demasia em piadas faceis e diversas vezes utilizadas.
nao e um filme que vinca ao contrario dos outros do realizador que tem sempre um aspecto particular, mesmo as proprias personagens nao parecem bem montadas, apesar da dupla encaixar bem um no outro. willis muito soft longe do estilo rebelde que lhe deu toda a fama, e um morgan exagerado quase histerico e quase sempre sem qualquer tipo de piada.
A historia fala de dois policias suspensos devido a um serviço falhado, que se intrepoem numa investigaçao de um perigoso gang quando um dos elementos tenta salval um cromo que lhe foi roubado e que devido ao seu elevado valor servira para pagar o casamento da sua filha.
Pela primeira vez Smith nao assina o guiao e submete-se ao argumento de outro realizador o que se nota, e danifica em longa escala o filme, ja que o humor utilizado e sempre desactualizado e poucas vezes realmente engraçado, por outro lado os dialogos nunca tem grande conteudo ou mesmo essencia. A pobreza alastra-se a limitaçao natural das personagens.
Smith nao e grande realizador limita-se ao minimo exigido e neste filme nada de novo, filma calmamente as sequencias nao se aventura em sequencias de acçao exigentes e isso torna o filme mais simples e ao mesmo tempo menos vistoso.
Em termos de cast um desaproveitamento total do carisma e rebeldia de Willis que apostado com mais rebeldia poderia trazer outro impacto ao filme, e acima de tudo um Morgan totalmente disparatado sem piada e dos papeis mais irritantes do ano

O melhor - A retoma das duplas policiais

O pior - O humor de Smith nao existir

Avaliação - C-

No comments: