Sunday, November 04, 2007

Saw IV




Saw tornou-se nos ultimos anos, um dos maiores fenomenos do cinema actual, principalmente acente na capacidade de fazer twists e surpreender os seus espectadores com autenticos jogos mentais. O primeiro filme foi mesmo uma das melhores supresas dos ultimos anos, e um dos melhores thrillers dos ultimos anos, a primeira sequela, acabou por ser eficaz, mas como tudo em Hollywood so se termina quando ja esta completamente destruido, quer a terceira e acima de tudo esta quarta foram autenticos atentados criticos, apesar de na bilheteira, e principalmente numa populaçao mais jovem com necessidade de algum sadismo o filme continue com resultados de bilheteira fortes.

Este Saw 4, desde logo podemos que começar por dizer, que ameaça a qualidade do primeiro, e isto diz muito sobre a falta de qualidade deste filme. O que aconteceu nesta saga e o frequente nas sagas e continuaçoes de filmes de grande sucesso, tenta-se manter o estilo, contudo todos os enredos tem limitaçoes e espaços aos quais nao se podem sobrepor, e neste particular, o conceito e as personagens ja estao gastos a muito. E se o segundo ainda conseguiu articular e conjugar novos aspectos de uma forma minimamente convincente, o terceiro e quarto não passam de remendos de fraca qualidade, sem qualquer tipo de interesse, que servem apenas para colocar uma maior dose de sadismo ao estilo natural da saga.

Neste filme mais do mesmo, depois de Jigsaw morto, surge novos jogos, novas personagens, noval ligações, ligaçoes antigas, mas tudo demasiado solto, tudo demasiado fragmentado, apenas com alguns toques da agressividade natural, mal introduzidos, num filme remendado, desinteressante, sem qualquer tipo de irreverencia e surpresa, que a certos pontos mais parece um telefilme de segunda do que propriamente um Blockbuster.

Aspesctos positivos muitos poucos ou quase nenhuns, num filme na globalidade fraquissimo, podemos gostar de alguns dos jogos, embora estes com a sua complexificação percam aquela dimensao mais traumatica, que por exemplo conseguiam transmitir no primeiros e segundo filme, passando de uma vertente de horror mais mental para uma crueza fisica que demonstra bem a forma perdida com que o guiao foi efectuado.

O argumento e fraquissimo as personagens sem qualquer tipo de conteudo a maioria delas mesmo carne para o assador, as ligações pouco coesas, as escolhas narrativas pouco interessantes, e na globalidade um argumento desolador primario, que se limita a dar uma continuaçao patetica a historia e base anteriormente existente

Na realização alteraçoes no comando, e tambem aqui para pior, se inicialmente com Wang, a realizaçao servia sempre na perfeiçao o filme,neste acaba por ser exaustiva e algo nauseante, com excesso de movimentos de framers adicionais, que provoca um efeito negativo no espectador, ou seja muito fraco.

Quanto ao cast a saga nunca foi conhecida por grandes actores, foi mesmo reduzindo a dimensao dos protagonistas de filme para filme, sendo que apenas o primeiro apostou em nomes com o minimo de estabilidade. Tornando-se quase apanagio sa saga a falta de qualidade do seu cast. Neste filme as coisas ainda se tornam piores os actores sao quase amadores, e nada resulta neste particular, salva-se mais uma vez jigsaw.


O melhor - Ate agora e o ultimo.


O Pior - A deterioração total de uma saga que começou com brilhantismo.


Avaliação - D

No comments: