Saturday, November 03, 2007

American Gangster




O confronto entre dois dos maiores actores da actualidade causou enorme expectativa entre os amantes de 7ª arte, pela mão de Scott mais proximo de crowe, e buscando Washington mais comum nos filmes do seu irmão, America Gangster causou desde logo muitas expectativas, para verem os dois actores a contracenarem, previa-se uma luta de titas. O filme poderia revigurar a carreira ultimamente intemitente de Scott, que colecionou fiascos sucessivos, como o ano passado com Good Year. Contudo as primeiras opinioes relativamente ao filme sao muito positivas abrindo mesmo quem sabe possiblidades de oscar, Quanto aos resultados comerciais, visto que o filme apenas estreou ontem nos Eua, ainda nao existem dados para avaliar mas as previsoes apontam para resultados positivos.

American Gangster é um bom filme, grande na maioria dos seus aspectos, com um fundamento e uma criação forte, é daqueles filmes que agrada a quase todos o vêem, e isto funciona como o ponto mais positivo do filme, ou seja a forma como e feito, o grau de coesao do filme, e o ritmo e interesse da historia, faz com que toda a gente fique agradada com o filme, e o considere como muito bem feito. Contudo, falta o toque para apimentar, para o tornar inesquecivel, falta-lhe o risco, falta-lhe o brilhantismo, tudo muito previsivel, e muito tradicional dentro dos filmes de gangsters, nao a arrojo, criativo, nem de realização nem mesmo de interpretação e isto e o que separa os grandes filmes das obras primas.

Obviamente que o filme e muito bem estruturado, as duas historias vao sendo paralelas ao longo de todo o filme, dando nos a conhecer os pontos basilares, das personagens dando sempre o espaço de manobra, com algum secretismo que faz com que o filme continue sempre a prender o espectador. Caminhando ao seu ritmo para o momento mais aguardado do filme, e o verdadeiro coraçao de todo o filme, ou seja o encontro entre as personagens, reduzido aos 5 minutos mais fortes do filme, num dialogo, que mais parece uma batalha interpretativa, sendo os momentos em que os actores acabam por ser mais arrojados.

Quem ve este filme nao pode esperar por grandes momentos, come excepção deste ultimo referido, mas um filme coeso, que tem sempre os pes bem assentes na predefiniçao do guiao nunca perdendo noçao de onde esta e para onde vai.

O argumento e academicamente forte, bem articulado, bem criado, contudo parece faltar algum rasgo criativo, o risco, e espontaneadade, tudo parece demasiado metodico para funcionar, o que acaba por acontecer, e o principal culpado por o filme ser grande, mas tambem e o que lhe impede de ser maravilhoso.

Ridley Scott e um realizador de grande nivel, que gosta de arriscar e ganhar evidencia nos seus filmes na forma como realiza e principalmente como nos transmite as sequencias de acçao, quem nao se lembra da arena de Gladiador. Contudo neste filme e entrosado no espirito do filme temos uma realizaçao mais madura mais pausada, quase silenciosa, que apenas nas sequencias finais nos mostra os traços comuns do realizador, mas que todos estes aspectos acabam por funcionar bem

QUanto as interpretações de refeir que ambos se encontram so seu nivel, ou seja muito bom, eles sao o motor do filme, e dão a envolvencia que o filme necessita. contudo nenhum deles se encontra ao seu melhor nivel, talvez porque as personagens nao permitam, principalment Washginton parece preso em demasia a sua personagem e ao guiao, ja Crowe parece mais em evidencia neste filme. Quanto ao cast restante com estes dois actores nao há espaço para mais ninguem


O melhor - O duelo final de palavras.


O Pior - Excesso de academia.


Avaliação - B

No comments: