Thursday, August 23, 2007

Eight Crazy Nights




Quando se ambiciona o sucesso imediato e se pensa que hollywood esta conquistado com alguns sucessos sucessivos, a megalomania pode imperar no seio de uma estrela e leva-no a conduzir projectos mais pessoais e ambiciosos, dando o corpo por algo que muitas vezes nao tem a qualidade que se espera. Foi mais ou menos isto que aconteceu a alguns anos atras quando Adam Sandler apos uma serie de sucessos no mundo da comedia arriscou em lançar uma obra de animação criada por si, com o humor tipico e duro por si utilizado, com a mistura religiosa que sempre impera. O seu ego estava tao elevada que o autor deu mesmo o titulo ao filme. Contudo e apos as primeiras criticas negativas logo se percebeu que o filme iria estar longe do sucesso tornando-se mesmo num dos maiores floops criticos e de bilheteiras, sendo neste momento um elemento quase raro para os cinefilos, e que só agora foi possivel visualizar.

Desde logo e estranho a opçao de Sandler numa animação tradicional, num filme muito pouco direcionado para os mais novos publico tipico deste tipo de produçoes, o filme utiliza uma narrativa adulta, recheada de promenores e de um humor ainda mais adulto, que de criança e imfantil apenas tem uma serie de tiques ruidosos de algumas personagens e acima de tudo a produçao grafica extremamente limitada.

Desde logo esta opçao e errada, toda a narrativa parece desenquadrada e por vezes extremamente descontextualizada das imagens que nos sao transmitidas.

Por outro lado a historia em si, a mistura de contos infantis com a ironia e humor de Sandler esta longe de resultar numa boa simbiose, o filme atinge por vezes niveis exagerados de excentricidade e por vezes pouco agradavel para o espectador.

Contudo nem tudo sao espinhos no filme, desde logo a originalidade de fazer um filme declaradamente adulto de uma forma infantil, salientando a forma eficaz com que isto e transmitido. Depois a forma cru com que Sandler espoe o seu humor, extremamente viva e que funciona em certos espaços. E acima de tudo o filme ganha porque depois de tantas criticas negativas apontadas observamos que o filme não e assim tao negativo quanto isso e que acaba por se valorizar na diferença relativamente a tudo o que ja vimos em cinema, se bem que esta muitas vezes se registe por um ponto de vista mais narrativo.

O argumento peca por ser mal enquadrado nas opçoes de produção e por ter demasiado traços infantis nas personagens e narrativas num filme que deveria ser declaradamente adulto pelo seu teor e acima de tudo pelo seu conteudo. As personagens parece-nos demasiado exageradas contudo este aspecto ja e tipico na cinematografia de Sandler, se bem que este aspecto seja negativo em qualquer um dos paramentros.

A realização e acima de tudo o nivel produtivo esta a um nivel demasiado baixo para aquilo que ja era efectuado no momento em que o filme e produzido, a qualidade grafica e debil, e acima de tudo quase sem qualquer tipo de rasgo criativo a este nivel.

Do ponto de vista de cast a capacidade de humor fisico de Sandler reveste-se numa capacidade vocal que permite que o filme se entregue as suas personagens, nem que seja porque sao autenticos profissionais do humor e da interpretação aqueles que dao a voz. Neste paramentro menção especial para Sandler

Enfim uma mistura demasiado rebuscada para um filme so, mas mesmo assim talvez melhor (mesmo que nao muito) do que aquilo que o pintavam


O melhor - O humor adulto que em certos momentos resulta


O Pior - O exagero da auto avaliação de Sandler que teve na origem do filme


Avaliação - C+

1 comment:

Anonymous said...

eu gostei do filme kra, achei que o sandler deu uma dinamica dublando a maioria das vozes.

tb tenhu um blog de cinema, so q mais pra zoaçao. da um bico la se tive tempo.

http://visaodeumcegocinemusic.blogspot.com/