Saturday, August 18, 2007

Evan Almighty




A vertente negocial do cinema é sempre demasiado cruel com alguns titulos. Só assim se pode entender esta sequela de uma comedia de sucesso global, que de repente viu um dos seus actores secundarios ganhar protagonismo repentino em Hollywood, e fazer pensar os produtores em lucro fácil. Com a passagem de Carrel para protagonizar o segundo filme do todo poderoso, sendo que do primeiro filme apenas restava Morgan Freeman como o mitico deus.

Pois mas como é obvio Carrel está longe de ter a dimensão comercial de Carey, nem tao pouco a sua qualidade artistica. Por outro lado as limitações de um argumento conduziram a resultados claramente menores de bilheteira, que apesar de razoaveis, estão algo longe das expectativas criadas, e acima de tudo o rotundo falhanço critico, que o aponta como uma das sequelas mais frouxas dos ultimos anos.

A ideia que ressalta deste filme é que os seus criadores queriam fazer dinheiro com o minimo de esforço e acima de tudo criactividade possivel, para isso pegaram na personagem de Carrel, que do primeiro filme so tem mesmo a mesma imagem e nome, e colocaram uma serie de piadas sem qualquer tipo de sentido num filme completamente vazio, sem sentido e mais preocupante ainda sem qualquer tipo de graça, resultando numa das comedias mais amarelas dos ultimos anos.

Todo o filme parece sofrer de paralisia criativa, tudo e demasiado fisico, pouco inteligente, os precursos narrativos do filme parecem tão ridiculos que por vezes chegamos a nao acreditar no que estamos a ver. Tornando este filme a tipica sequela telefilme que nunca e lançada em circuito cinematografico.

AInda para mais neste filme ganha uma componente que ainda ridiculariza mais a maturidade do filme, ou seja a personificação de animais tao habitual em filmes de segunda linha, e nao num candidato declarado a blockbuster e sucessor de uma comedia de sucesso com um humor extremamente cru.

Enfim Evan ALmighty é sem sombra de duvidas um dos piores filmes do ano, mesmo que estivesse abstraido do primeiro filme, que torna ainda as coisas mais negras.

O argumento é debil, limitado ao intuito de render a ideia ja gasta no primeiro filme acrescentando ainda uma linhagem narrativa completamente patetica. Nao existe articulação de qualquer tipo com o primeiro filme, a nao ser nas falas profeitcas e acima d tudo na personagem de Freeman. As personagens sao fracas limitadas, sem motivações, sem caracteristicas proprias, e as ligações basicas ao extremo.

Quanto a realização tb Shadyac, conhecido por comeidas com humor mordaz, fracassa a toda a escala a realização é debil, a criação de todo o filme e fraca e o nivel produtivo tb ele limitado, as imagens da arca nota-se a distancia que sao criações digitais de fraca qualidade bem como em determinados momentos dos proprios animais. As criaçoes da arca e o seu contacto com a agua, bem como a caracterização patetica de Carrel, sao autenticos atentados ao que actualmente se faz de bem nos efeitos norte americanos, e faz-nos questionar se alguma vez o filme poderia combater com os grandes de Hollywood.

Por fim no que diz respeito ao Cast, Carrel é extremamente limitado, é daquelas paixoes incompreensiveis em Hollyood, parecendo-me mais talhado para comedias dramaticas do que propriamente para comedias de teor mais fisico como esta, onde parece sempre o pateta sem sentido e que em nada potencia as qualidades que este actor ja demonstrou principalmente em papeis mais sobrios. Freeman perde tb relativamente ao primeiro filme quer carisma e principalmente mais protagonismo. Para vilao o inutilizado Goodman que demonstra bem as limitações criativas e artisticas do filme. Principalmente quando Goodman e utilizado ao seu pior nivel.

Enfim um filme pessimo que nos leva a questionar outra vez o valor de determinadas sequelas.


O melhor - A critica americana ja ter avisado sobre a falta de nivel do filme.


O Pior - Manchar o nome de uma comedia ate com os seus pontos fortes.. Bruce Almighty


Avaliação - D-

No comments: