Friday, August 03, 2007

Harry Potter: A ordem de Phoenix




Se existe uma saga marcada pela longevidade e pelo sucesso próprio, chama-se Harry Potter, com 5 filmes ate a data recheados de sucesso comercial, o pequeno feiticeiro tornou-se num objecto de markting singular quer nas suas obras literarias (que este ano terminam), quer a nivel cinematografico, mesmo que neste parametro exista diferenças claras de qualidade e altos e baixos quanto ao nivel apresentado pelos filmes. Para este ano, mesmo no epicentro de um ano completamente recheado de Blockbusters, saia talvez o mais cinzento e o menos conseguido dos livros, dai que pouco expectativa se criou, e fica-se a partida retirado da luta pela liderança do Blockbusters, contudo o filme acabou por adquirir niveis significativos de bilheteira, bem como uma recepção critica positiva se bem que nada euforica.

Para os amantes da saga, ou para os seguidores como eu, é obvio que o quinto livro é de longe o pior de todos, a narrativa e confusa e pouco chamativa, demasiado desenvolvida em determinados aspectos, mas pobre na linhagem central, e acima de tudo com muito pouco de novo ou relevante para a continuidade ou desenlace da historia. E se no livro isto já era claro, no filme ainda se tornou mais, o filme de quase duas horas, e pouco mais do que demonstrar alteraçoes no perfil de Harry, a luta contra Umbridge e o confronto final, muito pouco para um filme que cria tantos fas como Harry Potter. Dai que ja como tinha acontecido com o 2 filme, estamos perante um filme carregado pelos efeitos e pela personagem em si, com muito pouco conteudo.

Esta Ordem de Fenix, tem ainda como ponto negativo perder algum dos pontos mais fortes do livro a dualidade Neuville Harry da profecia, as disputas politicas, centrando em torno do filme os conflitos internos de Potter, que torna o filme mais sem sabor e acima de tudo mais distante do espectador. Claro que a multidao ira ocorrer ao filme, mesmo que se trata-se de uma ida a casa de banho da personagem, mas como filme e acima de tudo integrado nos anteriores, este e provavelmente um parente pobre da saga, que esta longe de ter a qualidade cinematografica de outras obras.

O argumento e pobrezinho, adaptação mais provavel e mais musculada do livro, que talvez pela forma como esta escrito e encaixado em toda a narrativa merecia um tratamento mais introspectivo e mais metacognitivo. As personagens assumem cada vez mais posiçoes radicais, que nao parecem assumir no livro, tornando-se cada vez mais um filme chato para crianças, do que um filme de acçao para adultos, coisa que por exemplo Newell e Cuaron estiveram mais proximos de conseguir.

Os maus persagios deste filme começaram na escolha do realizador, Yates, sem qualquer historial no cinema pegava o leme do sempre expectante Harry Potter, e limitou-se a fazer o obvio, o filme peca por falta de audacia e acima de tudo cunho de autor, ficando a ideia de que Harry Potter era demasiado grande para Yates, mesmo tendo em conta o passado de sucesso do realizador na TV. Fica desde ja registado que se espera evoluções notorias para o 6 filme, que ja sabemos estara de novo encarregue a este estreante.

Quanto ao cast, quando se faz uma saga com a longevidade de Harry Potter o risco e enorme, ja que nunca se sabe como e que os actores jovens vao evoluir a nivel de interpretaçao e acima de tudo na componente fisica da mesma. Assim do tridente principal, parece obvio a vista desarmada que Ema Watson foi aquela que mais evoluiu e que de uma forma mais perfeita foi optimizando a sua personagem e a sua qualidade interpretativa. Por seu lado Ron, passou da fase de corpo estranho para a indiferença, sendo que a sua personagem tem sido cada vez mais esquecida pelo menos nas adaptaçoes cinematograficas do livro. Ja Daniel, se inicialmente parecia encaixar como uma luva no papel, com o crescimento e com a adpção de uma fisionomia extremamente débil e pouco masculina, parece dar a sensação de mais um heroi frouxo, que ridiculariza mesmo toda as tramas e confrontos fisicos do filme, muito a semelhança da terrivel escolha de Elijah Wood para Froodo. Tambem a nivel interpretativo chega-se a conclusao que com o evoluir da personagem seria necessario alguem mais dotado tecnicamente, principalmente para as dinamicas mais emocionais. De referir pela positiva e inclusao de cada vez mais secundarios de luxo, principalmente Stauton que encara na perfeiçao a picuinhas Umbridge, tambem mençao especial para quase sempre brilante Bonnan Carter, na psico Bellatrix.

Enfim o episodio mais negro de Harry potter em todos os sentidos.


O melhor - A inclusao de secundarios de luxo


O Pior - A narrativa do filme, ainda pos mais pobre um livro ja de si fraco.


Avaliação - C

No comments: