Thursday, January 04, 2007

Neverwas

Starring:
Ian McKellen, Aaron Eckhart, Brittany Murphy, Nick Nolte, Alan Cumming
Directed by:
Joshua Michael Stern

Todos os adeptos do cinema têm de ficar espantados com o facto de um filme com um cast como este ser inedito em quase todo o mundo, EUA incluidos. O que tera convencido tantos actores de renome a se reunirem num projecto tao pequeno, e de expectativas tão pouco ambiciosas. Pois bem depois de visualisar o filme, percebe-se que estamos perante um filme com atributos extremamente especificos. Um filme arrojado, por vezes mitologico, mas agradavel e bem estruturado, se bem como quase todos os filmes menores os defeitos também estao presentes em larga escala, principalmente no desaproveitamento de uma gama de actores impressionante onde so brilham um.
O filme fala nos sobre o paralelo ezquizofrenico das personagens e a realidade dos aparentemente normais, tudo isto numa instituição psiquiatrica com as suas pecularidades, aos poucos Zach percebe que é a personagem heroica do imaginario de um doente mental. A ideia e arrojada, e colocada em pratica de uma forma extremamente funcional, conseguindo o filme a dificil missão de nunca em momento algum se despreender da realidade. Colocando a pretinente questão se toda a doença mental exige medidas de privaçao, ou se por vezes a esquizofrenia pode ser potenciada em razao de uma felicidade pouco perigosa das pessoas.
Os meios do filme sao muito reduzidos, o que principalmente na fase final diminuem em grande parte o efeito visual que o filme poderia ter. O castelo de Mckellen e extremamente confuso, e podia ser realizado de uma forma mais clarividente.
O argumento do filme parte de um principio arriscado mas que resulta extremamente bem, na sua essencia, sendo prejudicado nos seus aspectos e narrativas secundarias extremamente mal construidas, como a relação entre Eckhart e Murphy e Lange.
A realização é algo limitada, a que nao sera indiferente os limites de ambiçao de um filme pensado para telefilme, mas que ate mesmo neste circuito encontrou fronteiras de distribuição extremamente excessivas.
O cast e dos filmes com mais qualidade a este nivel, o que surpreende num filme tao pequeno como este, mesmo assim todo o brilho a este nivel centra-se em Mckellen com uma personagem extremamente forte, muito bem interpretada e que demonstra a boa forma que o actor britanico se encontra em claro caminho para o reconhecimento a curto prazo.
Enfim um dos filmes que nos demonstra que nos cantos mais escuros do cinema podemos encontrar estrelas em filmes que resulatam em agradaveis surpresas.

O melhor - A ambição de um argumento complicado

O pior - A falta de ambiçao de um filme que merecia mais luzes da atenção.

Avaliação - B-

No comments: