Tuesday, January 30, 2007


Fast Food Nation



Esta na moda os filme politicos capazes de tentar denegrir tudo o que é politiquice por esse mundo fora, tendo tb se tornado moda os americanos revoltarem-se contra a sua propria cultura. Em busca de um reconhecimento universal. Desta vez foi Linklater um realizador conceituado pelos Antes de Amanhecer e Anoitecer, e por outras comedias familiares, resolveu que este ano queria inovar. E depois do inovador Scanner Darkly, eis que aparece em tom de drama este filme disposto a tentar entrar no submundo do Fast food.

O filme poderia ser interessante provocados, se nao fosse nada mais nada menos do que um folheto politico do bloco de esquerda, capaz de criticar tudo e todos que toquem o fast food num exagero. Mesmo assim o filme acaba por ter outro segmente bastante mais interessante, a critica a precaridade dos emigrantes ilegais ao serviço de multi nacionais. Este segmento bastante mais valorizado, mais politico e assertivo do que o panfleto bloquista do fast food.

Outro erro extremamente grave foi a tentativa de explorar uma imensidao de personagens num filme limitado, como resultado nenhuma sequencia é aproveitada ao maximo, nenhuma personagem caracterizada de forma positiva, conduzindo a momentos de extrema confusão.

Talvez teria sido proveitoso, Linklater utilizar a satira para introduzir o tema, ja que nos parece que o filme seria mais chamativo para o espectador, e provavelmente ultrapassaria a indiferença da critica.

O emparelhamento de historias nao parece funcionar na prefeiçao, neste segmento parece-nos de novo que a parte mexicana sai a ganhar em grande medida. Mas e demasiadamente notoria a fraçao do filme em duas grandes partes.

O argumento do filme, ao tentar ser polemico, cai no exagero e nao favorece o teor critico do filme. As criticas ao fast food enquanto markting e comercio acaba por raramete funcionar, sendo monotono e uma critica demasiado seria para o tema em questão. Ja a parte dos imigrantes ilegais parece-me explorada de uma forma bem conseguida, e bem estruturada narrativamente e a nivel de factos.

Linklater provavelmente esperava muito deste ano, com dois filmes que poderiam se bem produzidos arrasar com a critica, mas ambos ficaram muito aquem das expectativas. principalmente este Fast Food Nation que por criticar tanto de forma quase irreflectida acaba por perder sentido e credibilidade. Mesmo assim o filme e revestido de promenores engraçados, sem bem que a realização propriamente dita, nao e nada de extraordinario.

O cast e recheado de estrelas, contando com actores de primeira linha do cinema americano e mexicano. De registar a presença de Moreno e Talacon duas das actrizes de primeira linha mexicana numa produ~ção norte americana e que podera abrir a portas para outros voos, ja que o talento e presente em ambas. Quanto ao lado americano, mais uma vez a aposta em Kennear nao sai da monotonia habitual do actor, parecendo-nos que WIllis e Hawke pouco ou mais nada do que participar no filme.

Enfim um filme critico mas que mais critico que é acaba por diluir a sua credibilidade no mar da critica generalizada.


O melhor - A forma como aborda o tema dos imigrantes mexicanos, tema secundario que ganha um papel principal no filme.


O pior - A forma gratuita como critica todo o imperio do fast food, nunca sequer pensando nos pontos positivos que isto possa ter.


Avaliação - C+

No comments: