Thursday, January 11, 2007


The Pursuit of Happyness



Se existe um actor que por si so tem garantido uma fidelidade do publico nos ultimos tempos, esse actor é Will Smith, independentemente se trate de um filme de acçao, comedia ou drama o publico reune-se em massa em torno dos filmes do actor. PAra isto muito tem contribuido a capacidade de Smith optar por filmes que se aproximem de uma generalidade de publico.

Contudo poucos esperavam que o mesmo acontecesse com este titulo, que apesar de se tratar de uma historia sentimentalista, sempre bem enquadrada do espirito natalicio, o facto de conpetir com grandes produçoes de natal, reduzia as suas possibilidades em grande escala. Contudo uma boa apresentaçao, e o fenomeno smith trocaram as voltas e eis que este filme tornou-se rapidamente na sensação comercial da temporada. APesar de estar longe de grande brilhantismo critico, o certo e que o filme rapidamente chegou ao coraçao do espectador, contando a historia de uma familia extremamente carenciada economicamente e a uniao entre o pai e um filho no fio da navalha em busca de uma felecidade. O filme opta por uma toada extremamente emotiva e menos racional, conduzindo a cliches que retiram a factualidade a um filme inicialmente pensado como biografico, sendo que estes funcionam do ponto de vista emotivo mas comprometem o caracter factual que filme quer ter.

Mas esta opção acaba por ser a mais feliz do filme que nos parece sob a forma de um conto de fadas, que transmite esperança ao mais deprimido dos espectadores, optando por ser um drama familiar do que um drama biografico. Mesmo assim pouco ou nada encontramos de novo neste filme a nao ser uma reuniao dos mecanismos emocionais que resultam de forma a emocionar os espectadores.

O argumento apesar de pouco original e extremamente complexo, identificando os pontos sensiveis de um filme e apresentando um todo extremamente coeso. Mas que carece fundamentalmente no caracter factual que tenta transmitir, estando recheado de acontecimentos que "so acontecem em filmes" para a narrativa resultar melhor.

A realização esta longe de ser extraordinaria, cumprindo nos pressupostos basicos mas estando longe de primar pela originalidade ou mesmo pela genielidade.

O cast dá-nos um SMith dramatico, com um papel extremamente exigente do ponto de vista fisico e dramatico, que Smith cumpre muito bem, demonstrando qualidades por vezes imperceptiveis nos seus filmes mais comuns, mesmo assim o reconhecimento em volta deste papel parece-nos algo exagerado, ja que so por momentos Smith consegue entrar no terreno do formidavel, e so em momentos e que o papel se torna extremamente exigente. JA Newton nos parece com um papel mais denso dramaticamente, e que na nossa atençao poderia merecer mais atençao por parte das associaçoes de criticos.

Enfim um filme para emocionar o espectador e que consegue se aproximar como poucos do outro lado da tela


O melhor - A toada emocioanl do filme extremamente forte


O pior - A tentativa de tornar um conto de fadas factual com cliches de ficção ma opção.


Avaliação - B

No comments: