Saturday, January 13, 2007


Lonely Hearts



Nos ultimos anos, Hollywood assistiu-se a uma nova barreira de avaliação dos seus filme, essa barreira é a disitribuição, que de alguma forma funciona como uma seleção previa por parte da industria de filmes que considera aptos para publico generalista daqueles que pela sua visualização so pode resultar em tremendo fracasso. Contudo era impenssavel que as grandes estrelas de hollywood fossem vitimas deste metodo, contudo nos ultimos anos, tem-se observado o seguinte. Inicialmente ja Edison, com um elenco de 1 linha tinha ido directamente para as parteleiras de aluguer, depois de uma rodagem mediatica. Agora eis que surge este Lonely Hearts, apontado por muita imprensa como um dos filmes mais esperados da temporada, eis que de repente sem causa aparente o filme aparece a estrear em circuitos extremamente restritos, quase desprecebido. Isto inicialmente para um filme com ambiçoes fortes no mercado.

O que poderá explicar este fenomeno?

Desde logo a baixa popularidade de Travolta, nos ultimos tempos tem colecionado fracassos criticos e de bilheteira que ja nao convencem a industria, depois o argumento do filme, para policial o filme e pouco movimentado, desinteressante e pachorrento, que deve ter dificultado principalmente a promoção do filme. E depois a toada cinzente presente ao longo do filme, quase depressiva, incapaz de agradar o espectador, nem do ponto de vista de riqueza narrativa, nem na funçao de intertenimento. O filme na globalidade funciona, apenas com algumas luzes provocadas principalmente pela claridade transmitida por Gandolfini, e também pela frieza com que os vilões sao retratados, se bem que em quase momentos algum somos convencidos por total maldade destes.

O argumento do filme parece-nos duas linhas distantes sem qualquer paralelismo que quase por obra do acaso se encontram, que demonstra bem por um lado o grau de ligaçao pouco forte do filme mas acima de tudo a incapacidade do filme se tornar intenso, agradavel e forte. Sendo uma obra que decorre devagar sem sobressaltos e sem emoção.

A realização apesar de algo perfeccionista, acaba por sair com nota positiva principalmente na forma depressiva com que eficazmente realiza as transformaçoes fisicas de Leto e mesmo a propria depressao de Travolta.

Em temos de cast, a escolha de actores nem sempre bem amados pode ter prejudicado a carreira do filme, Travolta esta decadente, em todos os sentidos, fisicos e de actuação, Hayek, so de 5 em 5 filme brilha o que nao e o caso. Leto nunca se tornou uma estrela fluente em Hollywood de bem que merecia mais oportunidades. Sobra Gandolfini a um bom nivel num filme extremamente cinzento e acima de tudo feito sob o signo da apatia


O melhor - A rivalidade Cann - Gandolfini tira o filme de uma monotonia profunda


O Pior - A falta de ligação e de coesão das narrativas tornam-se floops autenticos


Avaliação - C-

No comments: