Wednesday, April 13, 2022

Jackass: Forever

 20 anos depois do mundo ser surpreendido pela primeira longa metragem deste grupo assumidamente "imbecil" que tornou um programa de sucesso da MTV numa longa metragem que foi um sucesso, eis que surge a sua homenagem, dez anos apos o ultimo filme, com uma equipa mais velha mas com o mesmo risco. Em termos criticos surpreendentemente o conceito foi aceite, apesar da declarada estupidez e mau gosto patente em todas as sequencias do filme. Por fim em termos comerciais os resultados ficaram um pouco aquem do que os primeiros filmes conseguiram, mas o conceito torna-se naturalmente repetitivo e por iso deixa de ter tanto impacto.

Analisar Jackass e sempre dificil desde logo porque nao temos um filme, ou uma intriga, temos apenas sequencias de imebecilidade, humor e algum nojo que acaba por ser mais do mesmo. O risco aumenta em alguns pontos, tendo sempre o lado nojento, o lado animal e o lado insólito que todos os outros filmes ja tem, mas acaba por ser mais do mesmo, ficando claro que tambem nao existia muitos cominhos para precorrer.

O que percebemos claramente e que todos estão mais velhos e mais que isso percebemos que a idade foi mesmo madrasta para algum deles, dai que se perceba que a maior parte da sequencias sao com os mesmos intervenientes ficando a ideia de algum resguardo principalmente de um Knoxville que acaba por ser mais mestre de cerimonias.

Ou seja sequencias novas mas mais do mesmo em termos das ideias. Acaba por ser um regresso ao passado num contexto diferente, onde não existe tanto o caracter surpresa que acabou por ter um impacto relevante nos primeiros filmes, mas fica a ideia clara que ou se gosta ou se detesta o que este grupo de "idiotas" declarados faz.

O filme marca os vinte anos do primeiro filme, com a maior parte dos elementos do primeiro filme a regressarem com novos amigos para mais uma serie de aventuras sem qualquer sentido e que colocam em causa a propria integredidade fisica.

Em termos de argumento as ideias são na base do que ja vimos anteriormente, não existe nenhuma sequencia particularmente diferenciada, mas quem gostou dos primeiros filmes vai ficar satisfeito da forma como tudo se desenvolve neste.

Na realizaçao Jeff Tremaine é o realizador de tudo que se encontra associado ao genero, com o impacto esperado de cada sequencia. Nao e propriamente um realizador de carreira, onde apenas The Dirt acabou por ter algum lado mais ficcional, mas este sera sempre um trabalho de referencia.

Em termos de interpretes, os personagens acabam por ser eles proprios e nisso temos um Knoxville que acaba sempre por ser aquele que melhor nos apresenta o que vem a seguir, e um conjunto de personagens pensadas para este conceito.


O melhor - Continua insolito

O pior - Nenhuma sequencia e particularmente diferenciada


Avaliação . C+



No comments: