Tuesday, April 12, 2022

The Contractor

 Existem duplas no cinema que pela relevância ou pela quimica em filmes anteriores acabam por nos trazer algumas boas recordações, é o que acontece com Forster e Pine, depois de Hell or High Water. Neste ano surgem neste pequeno filme de ação sobre o pos exercito. Um filme pequeno de ambiçoes curtas que acabou por ter alguma indiferença critica, sendo que comercialmente as coisas não estiveram muito brilhantes, principalmente tendo em conta o momento menos forte do seu protagonista.

The Contractor e um filme pequeno nas ideias e na execução. Se por um lado o filme ao inicio ameaça entrar dentro da cabeça e saude mental nos dispensados do exercito, bem como na forma como estes sobrevivem apos a dispensa, o certo é que o filme acaba por se tornar num percepitado filme de açao entre grupos com sequencias longas mas que nada desenvolve os temas que poderia tornar o filme mais maduro.

A questão e que a intriga policial que sustenta a historia e as suas sequencias de ação, nem sempre acabam por ser muito eficazes, tornando o filme repetitivo, e mesmo previsivel, pese embora as tentativas de volte face que o filme tenta dar, para alimentar a expetativa do espetador, o qual acaba por chegar aos pontos do filme primeiro do que ele proprio.

Ou seja um filme de açao com poucos elementos relevantes, que acaba por ser de desgaste rapido e com pouca ou nenhuma capacidade de ficar na retina. Saimos com filmagens em Bucareste, um pais nada comum, e acima de tudo a ideia que mesmo nos atores de açao e dificil envelhecer e principalmente Pine tem tido dificuldade em encontrar o seu espaço.

A historia fala de um dispensado do exercito, que acaba por se reunir com o seu ex colega e começar a trabalhar num serviço privado, até que percebe que os intuitos da organização para a qual trabalha não são as melhores e isso pode colocar em causa a sua segurança e dos seus.

Em termos de argumento um filme simples, com poucas personagens ou uma narrativa diferenciada. Fica a ideia que no inicio o filme vai tentar tocar de uma forma madura em questão pertinentes, o qual abandona para se tornar num filme vazia de açao.

Na realizaçao Tarik Saleh é um desconhecido realizador sueco que tem aqui a sua obra mais visivel, sem grande brilho. Uma realizaçao simplista, com sequencias de ação simples, que pouca ou nenhuma assinatura deixa para o futuro.

No cast e pena que depois de Hell or High water tenhamos uma reunião entre um Pine que ja foi mais forte como ator de ação e um Forster que parece sempre ter dificuldade em assumir o seu real talento em personagens mais eficazes. Aqui o filme parece não estar de acordo com ambos, mas principalmente com o talento claro e aqui algo desprediçado de Forster.


O melhor - A ameaça do filme tocar em temas concretos do abandono dos dispensados do exercito.

O pior - A forma como o filme acaba por se tornar num sem sabor filme de ação rapida


Avaliação - C-

No comments: