Sunday, April 10, 2022

Dog

 O longo confinamento que fomos obrigados a fazer nos ultimos dois anos, foi um desafio longo para alguns atores, que tiveram de encontrar os seus objetivos no cinema perante esta nova realidade Tatum decidiu treinar cães para o seu projeto pessoal de um filme homenagem a todos os canideos, herois de guerra e as consequencias que tal trás para os animais. Estreado no inicio do ano sem todo o mediatismo dos filmes do heroi de açao, o filme que tem o ator na co realizaçao ate conseguiu criticas respeitaveis, para um conceito algo simplista. Comercialmente o valor do ator ainda e uma garantia de algum sucesso em Hollywood.

Sobre o filme podemos começar por dizer que temos um filme ligeiro, sobre a ligação entre uma pessoa e um cão dificil, numa especie de road trip entre ambos. O filme e a todos os niveis simples, tendo como maior feito o não cair no exagero da relação idilica, o filme assume sempre os problemas da personagem humana e da cadela na forma como a relação se constroi e nisso o filme é competente, bem como no lado de homenagem aos veteranos.

O filme funciona bem pior como entertenimento, desde logo as sequencias entre personagem e cão estão longe de ser particularmente divertidas, principalmente tendo em conta o que todos ja vimos em outros filmes com animais, e a road trip nao e propriamente recheada de situações particularmente interessantes, acabando o filme por acabar numa monotonia de um filme que nao quer ser exageradamente idiota, mas também nao tem atributos para e fazer vincar no drama.

Fica mais do que um otimo filme, uma homenagem, ou um filme ternurento de ligaçao entre o homem e animal, igual a muitos. O lado simbolico militar, da ao filme uma componente ideologica relevante, mas como obra o filme está longe de ser satisfatoria, acabando por cair na sua maior parte do tempo numa monotonia exagerada.

A historia fala de um ex combatente que e contratado de forma a efetuar uma road trip com um violento cão com ansiedade de guerra ao funeral do seu tratador, iniciando uma road trip nada facil para nenhum dos envolvidos.

Em termos de argumento temos um filme algo repetitivo a outros que ja vimos, quer na ligação e construção da dinamica cão pessoa, mas acima de tudo na forma como o filme acaba por ter de encontrar as situações para descontrair que todos ja as vimos.

Na realizaçao Tatum estreia-se na realiação com um projeto pessoal, que tem a dificuldade de ter cães como protagonistas, com muito treino, mas esteticamente e um filme demasiado simples e convencional. tem ao seu lado o seu amigo Reid Caroline com quem ja tinha colaborado em MAgic Mike, tambem ele em estreia.

No que diz respeito ao cast e inequiveco a entrega de Tatum ao filme nos mais diversos sentidos. A personagem e basica, sem muita exigencia a nao ser as caracteristicas ja exploradas do ator, que tem aqui quase um filme a solo, ou nao fosse o seu projeto.


O melhor - O lado da homenagem sentida a um lado menos visivel da guerra

O pior - Demasiado monotono do primeiro ao ultimo minuto


Avaliação - C



No comments: