Friday, January 14, 2022

The Tender Bar

 Era a aposta final da AMazon Prime para esta temporada de premios, o regresso de George Clooney realizador, numa obra intimista baseada nas memorias de infancia e adolescencia de um escritos. O filme acabou por ser lançado em cima do disparo final contudo criticamente as coisas não correram como esperado, tendo o filme enquanto projeto tendo ficado fora da corrida aos premios. Comercialmente o filme tentou revitalizar a Prime enquanto cinema mas os resultados ainda são curtos para grandes analises.

Sobre o filme podemos dizer que temos alguns ingredientes  que funcionam principalmente no que diz respeito a caracterização e desenvolvimento das personagens centrais e nas dinamicas familiares. O seu desajuste e a forma como toda a conjetura se torna a força da personagem e uma interessante historia de ambiçao e de conquista que torna o filme pelo menos do ponto de vista emocional forte na mensagem que quer transmitir.

O problema do filme é o ritmo e alguns pontos a montagem com recuos e avanços temporais que sinceramente muitas vezes acabam por ser incompreensiveis. Fica a ideia que o filme tem dificuldade em encontrar uma forma de fazer vincar os diferentes momentos pensando que intercruzando-os as coisas poderiam efetivamente ter a intensidade e a forma de comunicação desejada o que acaba por nunca acontecer, acabando na minha otica por quebrar o ritmo demasiadas vezes, principalmente porque da destaque muito tempo aos primeiros anos quando eles acabam por ser menos relevantes.

Por tudo isto Tender Bar pese embora tenha o seu próprio estilo quer na captação de imagens quer na narrativa, fica sempre com a ideia que o filme tem uma explosao guardada nas personagens e nas dinamicas que acaba por nunca acontecer. Acaba por ser no lado descontraido da relação entre sobrinho e tio que o filme mais se destaca,

A historia segue uma mãe quase solteira que regressa a casa dos pais de forma a dar alguma estabilidade ao percurso do filho, o qual reside num ambiente familiar cheio, com as ambiçoes de se tornar relevante para se vincar junto do pai, e acima de tudo tentando aprender o que cada um da familia lhe tem para mostar.

Em termos de argumento a historia e simpática e empática, mas fica a ideia que nem sempre os diálogos são o melhor veiculo que o filme encontra. Tem bons momentos em algumas diades, principalmente tio sobrinho, mas tem outros onde o filme tem mais dificuldade em encontrar o balanço correto.

No que diz respeito a realizaçao Clooney nao tendo um registo de assinatura muito assumido, consegue sempre dar o contexto correto para a historia que quer contar, parecendo-me sempre muito melhor realizador do que propriamente ator. Aqui sofre de algumas debilidades de um guião que não tem o impacto que por vezes pensa que iria ter.

Por fim no cast Sheridan e um jovem talento em crescimento que assume o filme ainda que com algum dificuldade porque a personagem tem algumas limitaçoes. Acaba por ser Affleck o grande vencedor do filme com a melhor personagem a quem fornece uma interpretação intensa, proxima do publico e descontraida, uma das melhores da sua carreira, e que se calhar levarão à consagraçao até agora distante.


O melhor - A relação tio - sobrinho


O pior - A forma como o filme acaba não encontrar quase nunca o ritmo certo de comunicação


Avaliação  - C+



No comments: