Monday, January 03, 2022

Encanto

 Para o final de ano, como habitualmente surge eis que temos a aposta da Disney e da Pixar, novamente no contexto sul americano depois do conceituado Coco. Num filme com os ingredientes de magia, cor e familia este Encanto conseguiu angariar novamente criticas positivas, embora longe dos maiores sucessos da produtora. Comercialmente a estrategia apostou principalmente pelo cinema mas os resultados ficaram um pouco aquem, principalmente porque foi anunciado uma disposiçao quase imediata na aplicação Disney +

Sobre o filme podemos dizer que temos todos os ingredientes que normalmente fazem funcionar um projeto de animaçao e que ninguem como a Disney os consegue potenciar ao maximo. Assim, temos desde logo muita cor, num filme que acaba por ser deslumbrante do ponto de vista estatico com quadros autenticos em muitas das sequencias. Em termos musicais e sobre a batuta de Lin Manuel Miranda, todos os ritmos sul americanos bem patentes na origem do filme.

O que funciona menos no filme, do ponto de vista dramatico o filme fica um pouco aquem do que ja vimos a Pixar fazer principalmente em climax, temos momentos bonitos, familiares mas fica em intensidade algo longe do que vimos nos ultimos registos da produtora. Tambem em termos humoristicos fica a ideia que o filme e sempre mais esforçado, com personagens limitados a essa açao do que eficaz.

Por tudo isto Encanto e muito mais competente do que brilhante, e um dos filmes que conseguimos encontrar facilmente as suas virtudes, as quais esteticamente acabam por ser imponentes mas fica a ideia que comparado com outros filmes da Pixar e da Disney este ano fica um pouco a perder, mas como ja disse diversas vezes nas minhas analises, o mediano da Disney seria bom em todo o lado.

A historia fala de uma familia com poderes em cada um dos seus membros, com a exceção da jovem Maribel, que tenta encontrar o seu sentido em torno de toda a familia onde esta inserida.

Em termos de argumento a historia de base e algo simplista, mas parece-me que e claramente na exploraçao emocional e humoristica que ja vimos melhores trabalhos da Disney. Claro que temos momentos bem conseguidos, mas fica a falta de uma intensidade na aposta final da historia.


Na realizaçao do projeto um trio de realizadores associados a alguns projetos da Disney embora um pouco menores quando comparados com outros. O filme e esteticamente irrepreensivel, mas fica a ideia que nem sempre o nivel produtivo e acompanhado pelo arguimento.

Por fim no cast de vozes escolha de sul americanos que fornecem a base cultural que o filme necessita e que cumpre com facilidade os objetivos dos filmes. Outra das mais valias da disney em termos de vozes e que nunca necessita de grandes figuras.


O melhor - A cor do filme.


O pior - Em termos de intensidade dramatica ja vimos bem melhor


Avaliação - B-




No comments: