Monday, May 03, 2021

Without Remorse

 Depois de no final da decada de 90 os livros de Tom Clancy terem sido um dos grandes sucessos no genero da espionagem e terem tambem eles resultados em alguns filmes de grande sucesso principalmente na personagem de Jack Ryan, eis que surge a tentativa de dar vida a mais uma sua personagem de agente do CIA. Este inicio sob o patrocinio da Amazon estreou na plataforma sem grande vibrato, pese embora tenha chamado a si um dos atores da moda. A forma como criticamente o filme foi avaliado por baixo, no deixa antever um sucesso comercial demasiado sustentado para dar seguimento ao ja expectavel sequela.

Sobre o filme temos um filme simplista ao maximo para algo que se quer de intriga e de espionagem. Um dos atributos maiores do escritor e a forma como a intriga se vai tornando cada vez mais densa em voltas e contravoltas capaz de pregar o espetador aquilo que se vai seguir. Pois bem aqui a estrategia e claramente diferente, numa aposta por alongar quase de forma interminavel as sequencias de açao até ao aborrecimento maximo e matar a intriga num dialogos de cinco minutos.

Fica a ideia que o filme escolhe um estilo carnal completamente desajustado do estilo que o filme deveria ter e mais que tudo do estilo que um genero tão próprio como este deveria optar. A questao e que a escolha e desde logo discutivel pelo tipo de filme em si mas ainda se torna mais sem sentido quando percebemos que a execução da matéria é também ela pouco criativa com sequencias sem grande arte e acima de tudo repetitivas ao maximo.

Assim surge o parente pobre das adaptaçoes de Tom Clancy, numa tentativa de dinheiro facil com pouco ou nenhum trabalho. Fico mesmo com a ideia que muito dos momentos do filme, e a preencher com inconsequencias sequencias de açao. Temos um ritmo elevado mas neste caso completamente contra producente para o resultado fo filme.

A historia fala de um ex- fuzileiro que ve a sua equipa ser toda assassinada bem como a sua propria esposa e futura filha. Acaba por decidir tentar perceber quem esta por tras de tais mortes, entrando na investigação de um grupo criminoso russo, quando percebe que tudo e uma jogada ao mais alto nivel.

Em termos de argumento o filme e vazio em quase todos os seus pontos, mesmo aqueles onde deveria ser mais artilhado. Começa nas personagens pouco ou nada trabalhadas em cada lado dos flancos. A intriga e reduzida a uma premissa e um dialogo, e tudo se torna previsivel do primeiro ao ultimo momento o que para um filme de espionagem e totalmente inocuo.

Na realizaçao Sollima e um realizador que ganhou conceito na sua abordagem de Gomorra serie. Aqui tem meios mas denota falta de arte para potenciar principalmente as infindaveis sequencias de açao que mereciam outro tipo de tratamento. Um filme com esta dimensao deveria ter alguem mais capacitado para nao passar despercebido.

No cast a escolha de Jordan parece interessante principalmente depois de funcionar em Creed, mas acaba por ser demasiado musculada e o ator sofrer da falta de dimensoes de uma personagem totalmente esvaziada e que tinha tempo para mais. Nos secundarios nem Bell nem Turner Smith tem espaço para grandes sublinhados.


O melhor - A expetativa que o regresso dos herois de Clancy poderia nos dar


O pior - O vazio que o filme acaba por ser


Avaliação - D+



No comments: