Monday, May 10, 2021

Monster

 Três anos depois deste filme sobre uma batalha judicial ter sido produzido e filmado a Netflix aposta na sua distribuição de uma forma mais alargada, aproveitando quem sabe o facto de muitos dos envolvidos no filme estarem numa fase mais forte das suas carreiras ou seguir a mesma tematica de alguns dos projetos de maior sucesso da aplicação. Este filme com um tema forte acabou por não ser propriamente um gloriado critico e comercialmente temos de ir procurar bem para o encontrar.

Sobre o filme podemos dizer que ainda que com um lado mais superficial e menos pesado, e uma especie de When they see us sob a forma de filme, na forma como tenta nos dar um acontecimento trágico e os seus envolvidos ao longo de toda a batalha judicial. O filme acaba por trabalhar bem alguns aspetos como as vertentes duais na personagem central, como a culpa interna e externa e acima de tudo a forma como se desenvolve o julgamento para a conclusao final, e claramente menos ideologico do que a serie de sucesso acima mencionada mas penso que consegue prender melhor o espetador ao seu desfecho.

E obvio que depois temos o contacto com o que realmente aconteceu e ai o filme poderia trabalhar melhor a diferenciaçao entre a componente legal, que o filme detalha ao longo de todo o julgamento com o sofrimento e a resposabilizaçao do auto conflito da personagem principal, mesmo nas relaçoes familiares onde o filme ai tem mais dificuldades em entrar.

Ou seja nao sendo uma obra de referencia, que penso que o filme nunca tenta ser, acaba por ser um filme sobre a forma como o contexto acaba por trazer consigo as pessoas a sua volta num filme que nao quer o lado duro, mas sim o lado de conflito de cada um. Poderia ir mais longe em alguns aspetos mas isso nao faz com que o filme nao cumpra o que tenta ser.

A historia fala de um jovem estudante de cinema que se ve preso pela suspeita de autoria de um assalto que termina em homicidio. O filme fala da forma como aquele contexto judicial condiciona a vida de alguem que se protegeu dos problemas sociais que o acabam por naufragar, enquanto judicialmente e internamente se tenta apurar a sua participaçao.

Em termos de argumento temos um filme com uma historia simples, resoluçao simples, que consegue entrar e debruçar o mais simples, ou seja o lado processual mas nas batalhas internas tem mais dificuldade em se colocar e isso acaba por dar ao filme uma funcionalidade limitada.

Na realizaçao Mandler e um completo desconhecido associado a videoclips de artistas da moda que tentou aqui uma abordagem de cinema, que em termos artisticos nem sempre é forte. Fica a ideia que uma tentativa de lhe dar um teor introspetivo que e o elemento onde o filme mais dificuldade tem em entrar.

No cast eu confesso que Harrison Jr parece-me um dos valores seguros de uma nova geração de atores afor americanos, com presença e intensidade este papel ainda jovem demonstra ja algumas das suas virtudes que tem sido potenciadas em filmes mais recentes. Nos secundarios alguns bons momentos de um Washington Jr que parece funcionar melhor quando os holofotes ainda estavam longe


O melhor - A culpa interna e a forma como o filme quer tocar nesse ponto


O pior - Trabalhar pouco este tempo, talvez porque fosse mais dificil


Avaliação - C+



No comments: