Sunday, April 04, 2021

Pinocchio

 Dois anos depois desta mega produçao italiana ter visto a luz do dia naquele pais, chegou no final de 2020 perante a ausencia de titulos ao mercado americano ainda a tempo de conseguir duas nomeaçoes tecnicas para os Oscares. Num filme muito mais proximo das obras de Grim do que da Disney este filme conseguiu alguma valorizaçao critica longe daquilo que Begnini tinha feito na sua adaptaçao. Do ponto de vista comercial o filme conseguiu um bom rendimento principalmente em mercados menores e conseguiu dar lucro em epoca de pandemia o que nao e facil.

Sobre o filme podemos dividir o filme em segmentos, em termos de historia temos o tipico filme com o humor pateta mas cheio de intençao de um estilo de cinema italiano que tem em Bengini a sua figura maior. Num segundo segmento temos o filme a tentar contar a historia com os meios da atualidade, apostando em caracterizaçao mais que em efeitos especiais e isso acaba por se tornar facilmente o elemento mais diferenciador que o filme tem.

De resto a historia conhecida com uma toada metaforica onde alguns personagens sao animais outros nem por isso, num filme que não quer ser bonito, quer ser um filme de limitaçoes sociais e isso denota-se principalmente no pouco floreado das suas sequencias sempre com ruas sujas e personagens tambem pouco ou nada asseadas, num filme com um roupagem europeia de uma historia eterna.

Por tudo isto nao sendo propriamente um filme bonito que podera afastar os mais pequenos, nem tao pouco um filme que a abordagem seja de tal forma diferenciado que marca o seu posicionamento, acaba por ser um filme estetico a custa de um grande trabalho de guarda roupa e caracterizaçao que sao o maior impacto do filme.

A historia segue a conhecida epopeia de Pinoquio, na luta por ser menino e pela sua consciencia nas diversas situaçoes conhecidas, enquanto tenta ir de encontro as desejos do seu criador e pai geppeto.

Em termos de argumento pese embora surjam algumas adaptaçoes a historia e conhecida. Pinoquio e uma historia por si cheia de moral, que o filme consegue fazer imperar pese embora as suas adequaçoes nem sempre sejam as mais concretas e funcionais.

Garrone e um dos mais conhecidos realizadores italianos que foi colecionando sucessos nos diversos estilos nunca tendo entrado na universalidade que outros o fazem. Aqui temos um trabalho produtivo de primeiro nivel, competente, pena e que o filme nunca consiga ultrapassar o lado mais estranho.

No cast temos um conjunto de atores italianos muito caracterizados para dar o impacto das suas personagens e um Beginigi com a sua historia preferida, numa personagem que encaixa como ele gosta e na sua toada que acaba por lhe permitir a competencia desejada.


O melhor - A caracterizaçao do filme

O pior - A forma como alguns elementos carecem de todo o sentido ainda mais nao sendo originais


Avaliação - C



No comments: