Monday, April 12, 2021

Chaos Walking

 Este filme de ação futurista era um dos grandes projetos de reabertura dos cinemas, com um elenco de primeira linha, um projeto cinematografico arrojado sustentado por uma obra literária de referência, e ujm realizador habituado a grandes projetos, contudo rapidamente se percebeu que as coisas estariam longe de correr bem. Tudo começou pela valorizaçao critica bastante negativa. Ao seu lado um resultado comercial longe de ser brilhante mesmo que seja minimamente competente dentro da contingencia pandemica.

Sobre o filme podemos começar por assumir que se trata de um filme com uma base dificil, de complicada concretizaçao, ao tentar tornar as personagens a dialogar nao so por aquilo que dizem mas acima de tudo por aquilo que pensam. Isso e uma dificuldade em concretizar o projeto e isso acaba por ser de tal forma confusa na forma como o filme se expressa que condiciona os outros pontos que pareciam facil, como a simples historia de açao e de sobrevivencia.

Quando o elemento mais diferenciador da historia não consegue resultar no objeto de cinema, sobra uma historia de base, pouco ou nada trabalhada, igual a muitas que nunca conseguem tirar o filme de uma zona algo negra de estranheza, de falta de intensidade e de outros elementos que poderiam tornar o filme por si só num interessante objeto de entertenimento.

Ou seja resulta um filme estranho, que tem um naipe de atores de primeira linha em personagens que se confundem entre os pensamentos e os dialogos, com muito investimento produtivo, mas que fica a saber a muito pouco quando olhamos para o resultado final. E daqueles filmes que bem feito poderia funcionar e ser diferenciado mas nunca consegue chegar a esse ponto, sublinhando que a tarefa era ela dificil.

A historia fala de uma comunidade composta so por homens, no qual comunicam não só por aquilo que dizem mas tambem por aquilo que pensam. Com a chegada de uma estranha nave com uma mulher no seu interior, começa uma caça à mulher e a um jovem que a ajuda de forma aos segredos daquela comunidade nao serem descobertos.

Em termos de argumento o filme e ambicioso, na premissa de base mas que nunca a consegue tornar funcional no ponto de vista cinematografico muito por culpa de tentar dar visualmente um input que o filme nao consegue fazer funcionar. Os outros elementos saem para segundo plano, e isso limita o filme ao funcionar de uma premissa que nunca funciona.

Na realizaçao Liman e um realizador competente que nos ultimos tempos tem exibido uma cadencia entre filmes de açao de primeira linha com outros com um estilo mais individualizado. Aqui num filme de grande publico tem entre maos um dificil guião cuja aposta no estilo de comunicaçao nao funciona e fica uma mancha num realizador que poderia ser competente suficiente para fazer funcionar.

No cast um Holland super ativo acaba por ter uma interpretaçao fisica menos interessante do que outras que tem exibido nos ultimos tempos. Riley tambem acaba por ser pouco mais do que essa disponibilidade. Sobra um Mikkelsen sempre intenso principalmente quando nos da o lado negro.


O melhor - A ideia poderia ser diferente

O pior - O filme não a consegue fazer funcionar em nenhum momento


Avaliação - D+



No comments: